Paladar

Comida

Comida

PF sustentável

José Barattino e Roberto Smeraldi (Foto: Daniel Teixeira/AE)

30 junho 2012 | 20:17 por nataliamazzoni

José Barattino, chef do Emiliano, e Roberto Smeraldi estiveram no 6º Paladar – Cozinha do Brasil para falar de sustentabilidade. Mas calma, o papo não foi chato. A dupla que já esteve no evento junta outras 4 vezes, criou um “pf sustentável”.

Arroz vermelho, orgânico e biodinâmico, já foi proíbido de ser plantado em 1872 (com pena de 1 ano de cadeia e multa de 100 mil réis), mas na aula teve tratamento de rei e abriu a preparação do prato. Arroz no prato, é hora da farinha torrada com coco. Refogada na frigideira, despertou a curiosidade da plateia por ter cheiro delicioso.

Feijão carioquinha pronto, o próximo passo foi preparar folhas de rabanete. Smeraldi consegue as suas na sobra da feira, já que as folhas verdinhas e de sabor levemente azedo costumam ir para o lixo.

E como brasileiro faz questão de ter carne no prato, maminha certificada, tostada no óleo de patauá, óleo com propriedades idênticas às do azeite de oliva.

Ficou com água na boca?

A dupla finalizou a combinação com saladinha de rabanete com óleo de castanha – castanha verde ralada e pingos de limão cravo.

“A nossa ideia é valorizar a sazonalidade, usá-la como uma aliada e não como uma barreira para consumir alimentos. Além disso, é importante procurar produtos certificados. Se nós não comprarmos com responsabilidade, não adianta o produtor ser responsável. O consumo é quem manda”, finalizou Smeraldi.

Ficou com água na boca?