Paladar

Comida

Comida

Quem bateu primeiro?

O homem sempre comeu ovos, e a ideia de batê-los e fritar pode ter surgido em diferentes lugares na mesma época. Mas, conforme o pesquisador inglês Alan Davidson explica em The Oxford Companion to Food, é provável que a omelete tenha origem na antiga Pérsia (Irã) ou na cozinha árabe antiga. E que a receita tenha sido espalhada pelo território do Império Persa, que, há 2.500 anos, era delimitado pelo que hoje é Rússia, Egito, Grécia e Índia. Os persas antigos tinham o hábito de carregar ingredientes de um lado para o outro e de disseminar suas técnicas culinárias por onde circulassem.

23 agosto 2012 | 08:00 por patriciaferraz

A omelete como se conhece hoje (e que já era preparada por franceses e ingleses no início da Idade Média) seria descendente do kuku, espécie de ‘panqueca’ de ovos com ervas e legumes, muito popular até hoje no Irã. Tortilla e frittata têm a genética do kuku (são altas, firmes, servidas em fatias). Mas, segundo o autor britânico, quem colocou as batatas na omelete, dando origem à tortilla, foram os judeus sefaraditas. No norte da África, a tortilla é chamada de omelete judia.

E foi na França que a omelete passou a ser fofa, aerada e com a superfície lisa e o interior quase escorrendo.  A palavra francesa já era corrente no século 16.

Ficou com água na boca?