Paladar

Comida

Comida

Repartir o pão

Pão aguenta até sova, só não tolera pressa. O crítico de restaurantes do Paladar, Luiz Américo Camargo, cultor do pão sem pressa, revela esse e outros segredos de seus belos e complexos pães cor de caramelo, casca grossa e miolo fofo

20 novembro 2013 | 20:00 por patriciaferraz

Se você ainda não sabe fazer pão, eis uma grande chance de aprender: Pão Nosso, Receitas Caseiras com Fermento Natural, de Luiz Américo Camargo, chega às livrarias na próxima semana. É o primeiro livro do crítico de restaurantes do Paladar, que descobriu o dom de sovar e assar nos anos 1990 e desde então vem cultivando fermentos, testando receitas e tirando do forno incríveis pães de fermentação natural – aqueles de casca grossa, cor de caramelo, miolo aerado, sabor complexo que lembra mel e aroma frutado.

FOTO: Divulgação

A ideia inicial era apenas ensinar as pessoas a cultivar em casa o fermento natural – o levain. E as explicações para isso, com segredos e fotos, estão logo no começo do livro. Mas aí ele resolveu dar também receitas de pães – integral, branco, de centeio, de aveia e mel… E receitas para acompanhar o pão – manteiga, rillette, ragu… E para aproveitar as sobras de pão, como a rabanada salgada ao lado.

E assim, com belas fotos, receitas de pães e de pratos, explicações detalhadas sobre ingredientes e utensílios, crônicas e até uma lista de termos que você vai precisar saber na hora de preparar seus pães, Pão Nosso marca a estreia do selo Panelinha, de Rita Lobo, na Companhia das Letras.

Ficou com água na boca?

A gente fica com a sensação de que também vai conseguir fazer pão em casa. O fato é que, depois de olhar o livro, dá vontade de correr para a cozinha – bem, correr, não, caminhar tranquilamente e começar a separar a farinha, a água, porque pão é coisa para fazer lentamente, com calma e paciência.

“Tirar do forno um filão delicioso, bem fermentado, sovado e assado, tendo zelado por todas as etapas, é absurdamente gratificante”, garante o autor. O lançamento (com degustação de pães) será na terça-feira, na Livraria Cultura Iguatemi.

Pão Nosso

Autor: Luiz Américo Camargo

Editora: Panelinha

(176 págs., R$ 89)

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 21/11/2013

Ficou com água na boca?