Paladar

Comida

Comida

Safra de links

Uma seleção do que a equipe do Paladar viu de mais legal nos últimos dias.

18 junho 2013 | 16:59 por redacaopaladar

Definir para crescer. “Hot Dog é uma salsinha inteira, curada, que não tem pele ou que é feita em um invólucro (…) que pode ser servida no pão”. Foi essa a definição criada pelo comitê de saúde da Califórnia e que faz parte de um projeto de lei que está a caminho do Senado nos Estados Unidos. A ideia é que, definindo-se o que é hot dog, possam ser criadas regras sanitárias menos rigorosas para vendedores de rua do quitute, já que eles cozinham um produto já pré-cozido e curado, diferente dos comércios que lidam com alimentos crus. Do Los Angeles Times.

Queimado de sol. A crítica Florence Fabricant, do New York Times, indica um ketchup feito com tomate seco. Segundo ela, o gosto mais intenso da iguaria vai muito bem com hambúrgueres. Para quer for viajar, pode ser uma boa novidade para experimentar.

FOTO: Divulgação

Ficou com água na boca?

Linguajar regional. Joshua Katz, um estudante de doutorado da Universidade Estadual da Carolina do Norte, criou diversos mapas que mostram os resultados de uma pesquisa feita com mais de 11.500 americanos para descobrir quais termos ligados ao universo da comida são mais usados em cada região. Abaixo, como cada lugar se refere aos refrigerantes: pop, soda, coke ou soft drink? Há vários outros mapas aqui.

FOTO: Joshua Katz/Reprodução

Conversa de bar offline. O jornal britânico The Telegraph noticiou a ação do bar Salve Jorge, em São Paulo, que serve o chope em um copo que só fica em pé se for apoiado no celular.

Mudanças no Noma. Depois de anunciar a reforma em sua cozinha, o Noma conta em seu blog que vai construir um jardim aos arredores do restaurante. O jardim vai seguir o estilo de vegetação da região, mudando conforme as estações do ano. Nenhum alimento será plantado no local, que fica muito perto do mar – e a água salgada do subsolo impede o cultivo de vegetais próprios para consumo. Planeja-se, ainda, instalar algumas colmeias para que as abelhas ajudem na polinização e René Redzepi  realize um de seus sonhos de criança: ser apicultor.  O chef recentemente se tornou o sócio majoritário do restaurante.

Planta do jardim do Noma, em Copenhague, como será visto pelos visitantes. FOTO: Reprodução

Prato polêmico. Era só para ser um bonito anúncio de cerveja. Reunião de amigos, dia de sol, todos comem, brindam, bebem. Na campanha “Mediterraneamente” lançada pela cervejaria Estrella Damm, de Barcelona, os amigos cozinham uma paella (ou o que deveria ser uma) que leva até linguiça e cebola. Muitos moradores da região, especialmente de Valencia, reclamaram: “isso é um ‘arroz com coisas’, nunca uma paella”. Quem noticiou foi o El Mundo.

Ficou com água na boca?