PUBLICIDADE

Comida

Seca afeta a safra de azeite

Por Erica MarcusNewsday 

Seca afeta a safra de azeiteFoto:

Desde o fim do ano passado, as notícias em torno da péssima colheita na Europa fizeram surgir o temor de uma “grande escassez de azeite de oliva na safra 2014”. A escritora Nancy Harmon Jenkis, autora do livro Virgin Territory: Exploring the World of Olive Oil (Território virgem: explorando o mundo do azeite de oliva, sem edição no Brasil) explica o que houve.

Condenada. Oliva atacada pela mosca da azeitona. FOTO: Gianni Cipriano/NYT

Qual a extensão da crise? A colheita foi um desastre no centro e sul da Itália. Algumas das melhores regiões produtoras nem colheram. Sem falar na mosca da azeitona, que deposita seus ovos nos frutos, arruinando-os. O último inverno foi brando e as moscas infestaram os olivais.

Quem foi mais afetado? A Espanha, que é o maior produtor do mundo, não colheu nem metade. A seca está mais severa na Andaluzia, principal região produtora. Na Itália, os produtores de azeites regionais de alta qualidade foram os mais atingidos. Vai haver escassez de azeite de qualidade, mas o de supermercado não vai faltar, embora talvez os preços aumentem.

Como se escolhe o azeite? Prefira lojas que armazenem o azeite em lugar frio e escuro. Procure embalagens metálicas ou escuras e opacas. A luz degrada o azeite.

PUBLICIDADE

Qual o melhor custo/benefício? A melhor relação qualidade e preço é a do azeite grego.

Leia mais: + Mosca compromete produção de azeite na Toscana

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 26/2/2015

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE