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Comida

Semana do Peixe realiza eventos em 23 Estados para incentivar consumo no País

Evento é oportunidade para aproveitar promoções, degustar e conhecer novos pratos com pescado

Programação do evento traz ofertas especiais de peixes e frutos do mar em grandes redes de supermercados. Na foto, peixe à grega com tomates marinados. Foto: Evan Sung/The New York TimesFoto: Evan Sung/The New York Times

Festivais, degustações, palestras e ofertas de peixes serão realizadas até dia 15 em todo País para incentivar o consumo de pescado, na casa de 10 quilos por pessoa por ano. As ações, que ocorrem em 23 Estados, fazem parte da 14ª Semana do Peixe. Em São Paulo, a Ceagesp terá domingos gastronômicos durante o evento com pratos a partir de R$ 15 (leia mais sobre a programação abaixo).  

Programação do evento traz ofertas especiais de peixes e frutos do mar em grandes redes de supermercados. Na foto, peixe à grega com tomates marinados. Foto: Evan Sung/The New York Times

Meg Felippe, uma das coordenadoras do evento, diz que o objetivo é trazer o peixe para o dia a dia do consumidor. A ideia é propor a reflexão: por que o peixe não está mais vezes no prato dos brasileiros? “Queremos que o consumidor possa se aproximar da realidade dessa proteína e descobrir novos caminhos, receitas e oportunidades”, diz Meg, representante do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (Compesca/Fiesp).

Para a chef Bella Masano, do restaurante Amadeus, especializado em pescados, motivos que colocam o consumo de pescado no Brasil abaixo da média mundial (20 quilos por pessoa) são a baixa relação com o pescado no cotidiano, a falta de conhecimento para escolher e o receio para preparar um peixe.

“O consumo é baixo se comparar com o de aves e o de carne bovina”, avalia. Bella trabalha com peixes conhecidos, como salmão e bacalhau, mas dá espaço para espécies alternativas como o robalo, a pescada-amarela e a piraúna.

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O chef Cauê Tessuto, especialista em peixes, vê grande potencial para espécies daqui, como o guaru, guavira, parati, curvina, tainha, entre outros. “Elas têm aceitação boa, mas ainda precisamos educar os clientes e prestar atenção para sempre oferecer algo de qualidade”.

Consumo de peixes no Brasil, próximo de 10 quilos por pessoa por ano, está abaixo da média mundial. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Consumo. As duas principais datas de consumo de peixe no País são a Páscoa e o fim de ano. A Semana do Peixe, criada em 2002, se consolida cada vez mais como a terceira data, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). “Na edição anterior, as vendas cresceram 30% no período”, diz Márcio Milan, superintendente da associação.

Em 2016, o Brasil produziu cerca de 1,5 milhão de toneladas de peixes, número que coloca o País no 13º lugar na produção mundial. Nos próximos oito anos, a produção brasileira deve dobrar, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). “Por ter grande mercado consumidor, capacidade de investimento e boas condições de produção, o Brasil tem potencial enorme para crescer”, diz Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).

Pesquisa. Para incentivar o desenvolvimento do setor, o governo federal investiu quase R$ 60 milhões na criação da Embrapa Pesca e Aquicultura, inaugurada em Palmas (TO), em 2016. “Queremos fazer com o peixe o que a Embrapa fez com os grãos”, resume o chefe da unidade da Embrapa, Carlos Magno, lembrando que a empresa revolucionou os campos brasileiros ao transformar o País, que era importador, em um dos maiores produtores de alimentos do planeta.

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Serviço. Na rede Atacadão, há promoções para bacalhau, camarão rosa, merluza, pescada branca, salmão, tilápia, sardinha, entre outros. O Carrefour traz, no Festival do Peixe, 500 toneladas de peixes como tilápia, corvina, badejo, robalo e outros. Há ainda palestras e cursos de culinária em várias unidades da capital paulista. O Walmart, o Extra e o Pão de Açúcar também participam com ofertas especiais para a data.

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