Paladar

Comida

Comida

Sesc promove encontro para discutir comida de rua

Por Diego Moura

11 novembro 2014 | 19:11 por redacaopaladar

O Centro de Pesquisa e Formação – Sesc realiza nesta quarta-feira, 12, a palestra “Comida de rua e o movimento Botando Banca”, em São Paulo. O encontro conta com a participação dos chefs Mara Salles (Tordesilhas), Hugo Delgado (Obá Restaurante e La Sabrosa) e Dagoberto Torres (Suri Ceviche Bar e Maíz), além de Patricia Moll e Lucas Terribili, da Coentro Comunica.

O movimento Botando Banca foi criado pelos chefs em abril deste ano para promover a comida de rua. Na palestra, cada participante tratará o tema sob um aspecto diferente. A chef Mara Salles, na linha de frente do movimento e a primeira a servir comida de seu restaurante na calçada, fala sobre a importância do manifesto e o que a levou a escrevê-lo.

Hugo Delgado trata do hábito de comer na rua em diversos lugares do mundo que já visitou. Para ele, em São Paulo, a violência feito as pessoas saírem menos. “Esse movimento da comida de rua tenta reconquistar esse espaço, reutilizar a rua como espaço de convivência. A rua é uma rede social. O balcão de café onde você para, encontra com o vizinho, conta uma fofoca, fala de politica. São espaços abertos muito importantes para a convivência da sociedade. E quando nos voltamos muito para dentro perdemos um pouco dessa magia.”

Ficou com água na boca?

Clique na imagem para ampliá-la. 

O colombiano Dagoberto Torres conta como novos projetos na área podem ser um bom negócio para restaurantes e ajudar a atrair novos públicos. “A cada situação difícil aparece uma oportunidade. Você tem duas opções: afundar junto ou procurar novos modelos”, brinca. “O movimento da comida de rua não só aparece como uma necessidade da cidade por lugares mais simples e mais rápidos, mas também como uma oportunidade de criar um modelo de comprometimento, de maior inclusão das pessoas no negócio”.

No encerramento do evento, Patrícia Moll e Lucas Terribilli relatam a experiência da criação de um mapa que localiza cada restaurante parte da iniciativa, os horários e as informações sobre suas atividades. Além disso, o mapeamento também tem um guia com outros programas culturais próximos, para fazer antes ou depois.

Serviço – Comida de rua e o movimento Botando Banca

Onde: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista (4º andar do prédio da Fecomércio SP)

Quando: 12/11, das 19h30 às 21h30

Quanto: de R$ 6 a R$ 30

Inscrições  e informações: www.centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

Ficou com água na boca?