Paladar

Comida

Comida

Slow Debut

11 setembro 2009 | 19:05 por redacaopaladar

Ana Luiza Trajano, a chef do Brasil a gosto, está nervosa, ansiosa.

A primeira vez sempre dá um friozinho na barriga, né? Cozinhar fora do país para os italianos do Slow Food não é pouca coisa. 80 quilos de muamba, em voo internacional, é o mínimo necessário para a chef debutar na terra dos parmegianos, prosciuttos, trufas negras, Barolos…

O convite chegou. Ana aceitou de bom grado – foi a única representante das terras de palmeiras e sabiás escolhida para falar e cozinhar para a turma que não dispensa forchetta e coltello.

Sai domingo de São Paulo, um pouco mais aliviada, os quilos de pirarucu já chegaram em solo santo italiano. Sexta feira será o debut, Ana conduzirá uma palestra e degustação de queijos brasileiros, na sétima edição do Cheese – as formas do leite.

Ficou com água na boca?

Serão apresentados queijos da Serra da Canastra, MG (de diferentes produtores e graus de maturação); da cidade de Caicó (RN), o queijo Manteiga; Colonial, do Rio Grande do Sul, entre outros.

No dia seguinte, sábado, sai o blá-blá-blá e entra a prática. Dos fogões italianos Ana servirá, para 60 vagarosos comilões, um cardápio bem brasileiro. Salada de abóbora com queijo da serra; pirarucu; carne de panela; baião de dois, queijo de coalho.

Ficou com água na boca?