Paladar

Comida

Comida

SOS Natal: tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

Confira dicas do 'Paladar' para acertar nas ceias de Natal e Réveillon: são dicas de receitas, sugestões de presentes, indicações de bebidas e muito mais

21 novembro 2017 | 20:28 por Redação Paladar

O fim de ano está quase aí e quanto antes você começar a se organizar para as festas de Natal e Réveillon, melhor. Mesmo que você seja do tipo que gosta de fazer todo ano tudo igual, sempre há planejamento a ser feito. Por isso, a partir de hoje, o Paladar coloca em cartaz o SOS NATAL, uma plano de ação para garantir o sucesso de sua festa. 

São matérias e dicas que vão ajudar nos preparativos de sua ceia de Natal - a seleção de matérias traz indicações de como acertar no cálculo de quantidades para comida e bebida, as melhores receitas natalinas divididas por temas (sim, os doces de Natal serão um capítulo à parte). Separamos também dicas de presentes bacanas que você pode fazer na sua cozinha - quer coisa mais simpática do que cozinhar o presente para um amigo ou parente?

 

1. Como calcular a quantidade de comida e bebida para uma festa

Bom, faça sua lista de convidados e confira a primeira matéria da série, que ensina tudo o que você precisa saber para acertar na quantidade e na escolha de bebidas e comidas, como massa, carne, arroz e outros acompanhamentos, sobremesa e até sorvete. Aprenda também a calcular quanto carvão e gelo. 

Ficou com água na boca?

 

2. Aperitivos para a ceia de Natal

A ceia de Natal é uma das refeições mais aguardadas do ano. Os aperitivos, abre-alas da grande comilança, então, não podem fazer feio. Confira receitas de petiscos e entradinhas que vão abrir os apetites, distrair os convidados, aquecer conversas e abrir o caminhos para a ceia de Natal. 

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira Foto: Felipe Rau|Estadão

 

3. Dicas para dar festas e receber bem em casa

O fim do ano chegou e, com ele, a temporada de celebrações. Se você pretende receber amigos e família em casa, confira as dicas do Paladar de como escolher o cardápio, planejar as ações na cozinha, preparar tudo a tempo, calcular quantidades, acertar nas bebidas e da decoração, fazer os convidados se sentirem em casa. 

 

4. Receitas de peru para a ceia de Natal

​Tradicionalíssimo na mesa de Natal, o peru sempre tem lugar de destaque na ceia. Para acertar no preparo da ave, confira oito opções de receitas, desde o clássico peru recheado até versões mais nacionais, com frutas brasileiras. 

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola Foto: Roberto Seba|Estadão

 

5. Coloque o arroz no centro da mesa de Natal

Arroz é uma tela em branco que pode receber e fazer brilhar muitos sabores. Lentilha, pernil, frango, camarão, polvo, pato, vegetais, castanhas, carne.... tudo vai bem. Com os ingredientes certos, o simples 'arroz com coisa', tão comum na mesa dos brasileiros, pode ser um prato principal de respeito para as ceias de Natal e Réveillon

Receita de arroz carreteiro de churrasco

Receita de arroz carreteiro de churrasco Foto: Fernando Sciarra

 

6. Receitas de lombo e pernil para a ceia de Natal

Pernil ou lombo? Toda ceia de Natal tem pelo menos um desses cortes suínos, uma carne cheia de sabor e derretendo na boca. Começa a ser servido como tira-gosto, divide o prato da ceia com uma boa farofa e ainda vira recheio de sanduíche no dia seguinte. 

Lombo assado, receita de Natal

Lombo assado, receita de Natal Foto: Marcos Mendes/Estadão

 

7. Receitas de tender para a ceia de Natal

Tecnicamente ele é um presunto, feito com pernil de porco defumado -- ganhou este nome numa jogada de marketing nos Estados Unidos,  quando foi apresentado como um presunto  “tender made”, ou seja, feito com carinho. Daí acabou virando só tender. A carne é tenra e sequinha, então vai bem com diferentes tipos de marinada, das doces às salgadas, com as alcoólicas e com as que levam frutas. 

Tender coberto por especiarias

Tender coberto por especiarias Foto: Marcos Mendes|Estadão

 

8. Receitas para uma ceia de Natal à brasileira

O Brasil de Norte a Sul come peru e tender na ceia de Natal – há pequenas variações, mais nos detalhes dos acompanhamentos que no tempero ou nas técnicas de preparo dos assados. Mas a ceia brasileira tem diversidade, sim. Por todo o Brasil, o tender e o peru dividem a mesa com receitas natalinas regionais. 

Receita de leitoa assada com farofa de frutas

Receita de leitoa assada com farofa de frutas Foto: Felipe Rau|Estadão

 

9. Receitas de bacalhau e peixe para a ceia de Natal

Presença ilustre na ceia de Natal, o bacalhau pode ser abordado de diversas maneiras na cozinha. Outros peixes também aparecem como alternativa às aves e carnes suínas. Com textura suave, os pescados permitem experiências nas receitas que trazem uma grande variedade de sabores

Receita de bacalhau com broa

Receita de bacalhau com broa Foto: Mauro Holanda|Divulgação

 

10. Receitas de acompanhamentos para a ceia de Natal

Os acompanhamentos de Natal podem ir muito além da farofa. Até mesmo o arroz, que por vezes ocupa o espaço de prato principal, tem infinitas possibilidades e abordagens. Saladas, chutneys, terrines, cuscuz são alguns exemplos de receitas que podem elevar o nível da sua ceia. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

11. Receitas para uma ceia de Natal vegetariana

Se você quer apostar em uma ceia de Natal totalmente vegetariana, essa lista é para você. Do aperitivo ao prato principal (e mais duas sugestões de sobremesa), apostamos em grãos, hortaliças, legumes, queijos e frutas. São 14 ideias para compor uma ceia completa e deliciosa - e trazer suas festas para o lado verde da força. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

12. Presentes para comer e beber

Presentear amigos e familiares é uma grande tradição. O ato de cozinhar também é uma demonstração de carinho. Não por acaso, as festas de fim de ano acontecem à volta de uma mesa farta. Algumas dicas para unir os dois: comidas e bebidas para ofertar nesse Natal.  

Receita de conserva de pepino com kimchi

Receita de conserva de pepino com kimchi Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

LEIA MAIS: 

Faça você mesmo: Confira seis modelos exclusivos de guirlandas

+ Receitas de Natal do Paladar

 

  Foto: Felipe Rau|Estadão

Mande suas perguntas!

O Paladar quer ajudar você a planejar as ceias deste final de ano. Tem dúvidas sobre o que servir? Quer saber a receita de algum prato específico? Precisa de dicas de vinhos ou cervejas? Está na dúvida sobre o que dar de presente? Mande suas dúvidas, questionamentos e reflexões para a gente pelos comentários ou pelas redes sociais - TwitterFacebook e Instagram

Ficou com água na boca?