Paladar

Comida

Comida

Suprema Corte americana confirma proibição de foie gras na Califórnia

Por Luiz Felipe Barbieri

21 outubro 2014 | 16:28 por redacaopaladar

A Suprema Corte dos Estados Unidos confirmou nesta semana que está proibida a produção e a venda de foie gras no estado da Califórnia.

A iguaria é obtida por meio de uma alimentação forçada a base de milho imposta a patos e gansos, com o objetivo de aumentar o fígado das aves, para depois comercializá-los.

A Califórnia promulgou a lei em 2004, mas ela só ganhou efeito em 2012. Em julho deste ano, treze estados norte-americanos, incluindo Missouri, Kansas e Georgia, apelaram à Suprema Corte, para reavaliar a constitucionalidade da medida.

Ficou com água na boca?

Terrine de foie gras. FOTO: Divulgação

Eles alegaram que o banimento viola cláusulas de comércio presentes na Constituição, quem proíbem estados de promulgar leis que “promovam barreiras discriminatórias contra o comércio de outros estados”. Em agosto do ano passado, restaurantes e produtores de foie gras já haviam recorrido à Corte Federal em Los Angeles, sem sucesso.

“A decisão da Suprema Corte significa que o povo da Califórnia tem o direito de proibir certos itens alimentares, unicamente por que eles são produtos de crueldade animal”, afirmou o conselheiro-chefe da Humane Society, Jonathan Lovvorn, em comunicado.

O foie gras continua legal nos demais estados americanos.

+ Projeto de lei tenta proibir foie gras em São Paulo

+ Em defesa do foie gras

Ficou com água na boca?