Paladar

Comida

Comida

Um gole de história e aventura

Por Cibele Freire Bob Fonseca apresenta o Hidromel brasileiro

01 julho 2012 | 12:32 por redacaopaladar

A primeira degustação do domingo no 6º Paladar – Cozinha do Brasil, dirigida por Bob Fonseca, agradou amantes de bebidas e de ficção científica na mesma medida. Nela, o jornalista apresentou o Hidromel nacional, produzido exclusivamente de maneira artesanal.

Figurante em filmes e livros como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e Bewoulf, a bebida fermentada é uma das mais antigas do mundo. Evidências dela foram encontradas em utensílios com mais de sete mil anos.

Mistura básica de água e mel, com adição de frutas ou temperos, ao gosto do produtor, o Hidromel faz parte do Guia de Estilos da cerveja nos Estados Unidos, mas em sabor se aproxima muito mais do vinho.

Na primeira degustação guiada do país, os rótulos que levavam fruta, chamados melomel, incluíram Smedgard Frigga’s Brew, Smedgard Bacchus’ Brew, Smedgard Skaldsbrygg e Starchild. Os dois tipos puros tinham nome de Hummel. Um com sabor semidoce e outro seco.

Ficou com água na boca?

Além de descobrir a surpreendente bebida e suas variedades, foi possível se sentir como alguns dos personagens mais populares do últimos tempos.

Ficou com água na boca?