Paladar

Comida

Comida

Volta ao mundo em 10 sanduíches

Aprenda a fazer receitas como croque monsieur, banh mi, shawarma e queijo quente

08 julho 2015 | 20:55 por Redação Paladar

Ele é o quebra-galho de qualquer cozinheiro – do profissional ao amador. Havendo pão e algum recheio, há sanduíche. Na sua discreta simplicidade, salva madrugadas e lanches vespertinos, café da manhã, almoço ou jantar. Talvez não exista momento em que um sanduíche não caia bem. E, no entanto, será que damos a atenção devida e merecida a ele? Suspeitamos que não – e acreditamos que, com algum esforço e criatividade, você pode ir além do pão com mortadela e ampliar, em qualidade e quantidade, seu repertório de sanduíches. Para isso, selecionamos nesta página dez clássicos de diversas partes do mundo.

Do banh mi vietnamita ao shawarma levantino, passando pelo clássico francês croque monsieur e o hermano choripán, inspiração não vai faltar. Em comum, todas as receitas aqui reunidas têm o fato de serem amplamente testadas e aprovadas – e exigirem alguma (não muita!) dedicação.

Desde que John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, nos idos do século 18, ordenou duas fatias de pão com carne no meio para não ter que deixar a mesa de carteado, foi a praticidade e a conveniência que garantiram a popularidade ao sanduíche. Mas devotar um pouco mais de tempo para prepará-lo, com bons ingredientes, é o que pode tornar a experiência de abocanhá-lo algo extraordinário.

Três toques

Busque o melhor pão

Ele é a base de tudo. Não adianta comprar um superpastrami, um belo presunto, ou preparar um cordeiro por horas e colocá-lo entre duas fatias de pão seco.

Cuidado com a água

Ninguém gosta de pão encharcado. Seque muito bem as folhas e use os ingredientes mais secos para proteger o pão do suco dos itens úmidos (especialmente se for fazer o sanduíche para comer depois).

Dedique tempo ao recheio

A diferença entre um sanduichinho qualquer e um belo sanduíche está na dedicação ao recheio. Marinar, assar e fatiar uma bela carne vai render um senhor sanduíche.

Confira as receitas de 10 sanduíches clássicos

Croque monsieur

FOTOS: Felipe Rau/Estadão

Shawarma

 

Pan Bagnat

 

Club Sandwich

Choripán

Banh Mi

Prego

Pastrami

Queijo quente com cebola agridoce

Tramezzino

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 8/7/2015