Paladar

Receitas

Receitas

Patricia Ferraz|Estadão
Patricia Ferraz|Estadão

Prato do Dia

Patricia Ferraz

Abacaxi maçaricado

Deliciosa e bonita, esta sobremesa de abacaxi com açúcar celebra o clima tropical

por Patricia Ferraz

Qua abacaxi! Provei esta versão pra lá de tropical da fruta no simpático Pokee Hi (Rua Augusta, 2052), um restaurante moderninho especializado em poke, aquele prato havaiano servido num bowl, que combina peixe cru, arroz, molho e algas, que virou moda no mundo todo e já foi capa do Paladar. A sobremesa impressiona, chegando à mesa com casca e coroa, em tamanho para compartilhar.

A fruta é coberta com uma camada de açúcar e maçaricada. Pode ter sido azar, naquele dia o abacaxi estava excessivamente ácido, o que tirou um pouco a graça. Mas foi isso o que me inspirou a dar uma mexida. Quando testei em casa, nem dei chance ao abacaxi in natura – tirei a casca, cortei a fruta ao meio, coloquei numa assadeira e levei ao forno por quinze minutos, só para quebrar a acidez excessiva. Cortei fatias sem desprendê-las, depois, polvilhei uma camada de açúcar por cima e queimei com maçarico. Me perdoem a falta de modéstia, mas ficou melhor que o original. Está certo, admito que perdeu a tropicalidade e o charme do visual...

Então, faça o seguinte: procure um abacaxi pequeno e bem doce, corte ao meio, no sentido longitudinal e prepara as duas versões, com casca e coroa e sem casca, assada e maçaricada. Nos dois casos você vai precisar de um maçarico – não é um utensílio muito caro, há versões bem simples a partir de uns R$ 35, e se precisar de instruções de uso ou quiser comparar alguns modelos disponíveis no mercado, confira nesta materia em que testamos uma variedade de maçaricos. Não tentei, mas pode ser que dê certo também se você tiver um forno com grill – mas nesse caso o abacaxi não vai ficar com a casquinha crocante vitrificada. 

Preparo

1Corte o abacaxi ao meio no sentido longitudinal 
2Tire a coroa e a casca do abacaxi, com muito cuidado para não estragar a forma da fruta.
3Ponha as duas metades da fruta numa assadeira (não precisa untar e nem forrar a assadeira) com a parte reta virada para cima. Corte fatias sem desprender da casca.
4Pouco antes da hora de servir, preaqueça o forno a 180ºC por 10 minutos.
5Asse o abacaxi por 15 minutos sem deixar amolecer.
6Tire do forno, polvilhe duas colheres de açúcar sobre cada metade da fruta.
7Queime o açúcar com o maçarico até formar uma casquinha vitrificada. Sirva em seguida.

(A foto acima é do abacaxi servido no restaurante Pokee Hi)

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.