Paladar

Receitas

Receita

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Aperitivos para a ceia de Natal

Confira receitas de petiscos para servir enquanto o jantar ainda não foi para a mesa

28 novembro 2017 | 14:41 por Carla Peralva

A ceia de Natal é uma das refeições mais aguardadas do ano. Os aperitivos, abre-alas da grande comilança, então, não podem fazer feio. Confira receitas de petiscos e entradinhas que vão abrir os apetites, distrair os convidados, aquecer conversas e abrir o caminhos para a ceia de Natal.

+ SOS Natal: tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

 

1. Castanhas picantes

Vamos começar simples, incrementando itens que com certeza já estarão na sua ceia: nozes e castanhas. Nesta receitas, foram usadas castanha de caju, amêndoa salgada e amendoim sem pele, mas escolha as que você tiver à mão. Para fazer a calda, açúcar, canela e pimenta cayena. É um aperitivo muito fácil de fazer, delicioso e que dará novo fôlego à mesa.

Ficou com água na boca?

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

2. Azeitonas perfumadas com laranja e tomilho

Um aperitivo simples e sincero, que pode ser feito com antecedência e tirado da geladeira na hora de servir. É daqueles truques que transformam um item absolutamente comum em um prato cuidadoso e festivo. As azeitonas são "temperadas" com azeite, suco e raspas de laranja e tomilho. A dica é da chef Heloisa Bacellar

Um prato de azeitonas é um ótimo petisco. Com esse truque, elas ficam ainda mais interessantes e saborosas. 

Um prato de azeitonas é um ótimo petisco. Com esse truque, elas ficam ainda mais interessantes e saborosas.  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

3. Tâmaras recheadas

Tâmaras rendem ótimos aperitivos (as do Medjool, grandes, cremosas e muito doces, são as melhores, mas caríssimas, então use as que tiver em mãos). Esta receita é facílima e surpreendente. As tâmaras são recheadas com uma mistura de cream cheese e mostarda Dijon. Por cima, vai presunto cru (assado no forno e esmigalhado) e cebolinha francesa picada. Para impressionar. 

Tâmaras recheadas.

Tâmaras recheadas. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

4. Espetinho caprese com manjericão

Tomatinho cereja, mussarela de búfala em bolinha, uma folhinha de manjericão. Os ingredientes da salada caprese vão para o palito e viram um aperitivo leve, perfeito para festas com muita gente em um dia quente. A dica é do chef Paulo Neves, da Ghee Banqueteria. 

Para esse espetinho, use tomate sem pele

Para esse espetinho, use tomate sem pele Foto: Felipe Rau|Estadão

 

5. Berinjela aperitivo

Esta é uma conserva de berinjela muito delicada, sem nenhum amargor. A suavidade do tempero, que tem o adocicado da uva passa e o toque da pimenta calabresa, combina com o clima de verão. Você pode servir com umas torradinhas assim que esfriar, mas o ideal é deixar pelo menos um dia na geladeira, guardada em pote tampado - no Natal, nada melhor do que receitas que possam ser feitas com antecedências, não é? Ela dura uma semana, fácil.

Receita de berinjela aperitivo

Receita de berinjela aperitivo Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

6. Terrine de gorgonzola com mel de cachaça

Quer fazer apenas um aperitivo e agradar várias pessoas? Essa é uma boa aposta. O patê de gorgonzola e cream cheese é servido acompanhado de pães variados, castanhas e nozes, fatias de presunto cru e uma calda feita com mel, cachaça e uma fava de baunilha. A dica é da chef chef Renata Cruz, do bufê Amici. 

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira

Para ficar firme, a terrine tem de passar uma noite na geladeira Foto: Felipe Rau|Estadão

 

7. Tapenade 

Essa perfumada pasta de azeitonas pretas é um curinga da mesa de aperitivos: ela fica ótima com mussarela de búfala, sobre uma fatia de pão torrado, com tomates bem maduros ou com todos eles juntos. E o melhor: você pode prepará-la com antecedência e guardar na geladeira, num pote de vidro tampado por duas ou três semanas. É só cobrir com uma camada de azeite. Na verdade, depois de uns dias, ela vai ficando ainda melhor.

Receita de tapenade de Patrícia Ferraz

Receita de tapenade de Patrícia Ferraz Foto: Epitácio Pessoa|Estadão

 

8. Brandade de bacalhau

Bacalhau desfiado, purê de batatas, azeite aromatizado com alho e creme de leite. Essa espécie de patê de bacalhau, um prato famoso da cozinha francesa, é um aperitivo certeiro, increvelmente saboroso e mais uma forma de colocar o bacalhau na ceia de Natal. Sirva com fatias de pão torradas. 

Brandade de bacalhau.

Brandade de bacalhau. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

9. Musse de camarão

Com umas torradinhas ao lado, essa musse é um aperitivo imponente e saboroso. Mais do que uma receita, essa é uma fórmula que pode ser usada para fazer diferentes musses salgadas, combinando o purê base, gelatina, líquido (no caso, leite de coco) e um agente aerador (claras em neve ou creme de leite, por exemplo). Aprendida a equação, basca escolher o sabor: coração de alcachofra, salmão defumado, presunto, queijos, agrião…

Musse de camarão.

Musse de camarão. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

10. Tiramisù de cogumelos

O pão miga douradinho no forno recebe uma camada de shimeji, shitake e cogumelo-paris salteados no azeite com alecrim. Por cima, creme de mascarpone e funghi desidratado em pó. Para os amantes de cogumelos, esse aperitivo é a pedida certa. A receita é do chef Paulo Neves, da Ghee Banqueteria. 

O tiramisù é montado num aro metálico e de lá sairá com a ajuda da torrada

O tiramisù é montado num aro metálico e de lá sairá com a ajuda da torrada Foto: Felipe Rau|Estadão

 

11. Salmão curado com erva-doce

Mesmo que você não seja do times dos planejadores, vale a pena se organizar para fazer essa receita. O salmão é temperado com erva-doce, arak (ou qualquer outro destilado com sabor de anis), açúcar, sal marinho, pimenta e azeite e fica pelo menos dois dias na geladeira. Depois de curado, vira um belo aperitivo para ser servido com torradas. 

Receita de salmão curado com erva-doce

Receita de salmão curado com erva-doce Foto: Roberto Seba|Estadão

 

12. Drinque flor do campo

Para terminar a lista, um drinque. Esse é a base de espumante, para que os brindes já comecem mesmo antes de a ceia ser servida. Também vai club soda, morangos, tangerinas e folhas de hortelã. Feliz Natal!    

Depois de colocar o espumante, não mexa para não perder as borbulhas

Depois de colocar o espumante, não mexa para não perder as borbulhas Foto: Felipe Rau|Estadão