Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Arroz de bacalhau com legumes e mel

Aprenda a fazer esta deliciosa receita com bacalhau do chef Flávio Miyamura, do Miya

por Redação Paladar

Preparo

1Antes de dessalgar o bacalhau, reserve um pouco do sal do exterior para usar na finalização do prato. Coloque as aparas de bacalhau em leite gelado e deixe por mais ou menos 4 horas, escorra, troque o leite e deixe por mais 4 horas e repita o processo se necessário. Como vamos fazer um arroz, o bacalhau pode ter um pouquinho de sal a mais. 
 
2Coloque o bacalhau em um saco a vácuo junto com o alho, o azeite e o ramo de alecrim. Cozinhe a 62 graus por 30 minutos. Durante o processo o bacalhau vai soltar um líquido esbranquiçado muito saboroso que vamos utilizar para cozinhar o arroz. Passado este tempo retire do banho maria, abra o saco e com muito cuidado coloque somente o azeite, junto com os dentes de alho em uma panela.
 
3Leve a panela ao fogão e em fogo médio refogue levemente o alho, acrescente a cebola cortada em brunoise e refogue também. Acrescente o arroz, misture bem, junte o caldo que ficou no saco a vácuo e cozinhe, mexendo de vez em quando. Quando o caldo estiver secando acrescente o caldo de legumes aos poucos até cozinhar o arroz.
 
4Enquanto o arroz cozinha, corte a abobrinha, a beterraba, a mini cebola e o cogumelo em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e grelhe rapidamente de modo que eles fiquem cozidos, mas ainda crocantes. Reserve.
 
5Para finalizar, junte os vegetais e a manteiga ao arroz e misture bem. Coloque o bacalhau e por fim o mel. Mexa com cuidado para não despedaçar demais o bacalhau. Acerte o tempero de sal com o sal que reservamos do próprio bacalhau. Sirva em pratos fundos e finalize com um fio de azeite. 

Ficou com água na boca?