Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Berinjela, presunto e mussarela

Simples e deliciosa, apenas berinjelas grelhadas com queijo de búfala, presunto cru e manjericão

por Patricia Ferraz

Não dá para dizer que berinjela é boa até quando é ruim porque não é verdade. Ou vai dizer que você gosta de berinjela excessivamente tostada, amarga que só ela? Tão desagradável quanto aquele antepasto em que o alho encobre completamente a delicadeza do legume – para dizer a verdade, acho bem difícil combinar alho e berinjela, o alho fatalmente encobre a sutileza dela. Em compensação, a quantidade de receitas espalhadas pelo mundo não deixa dúvidas: berinjela faz longa parceria com a cebola e o tomate. Acontece que na receita dessa semana, ela chega sem cebola ou tomate, escoltada por mussarela de búfala fresca e presunto cru. Para finalizar, uma folhinha de manjericão.

Provei essa entrada numa aula de queijos na Escola Wilma Kovesi – aprendemos a fazer a mussarela (de leite de vaca) e as bolinhas recém-modeladas rechearam fatias de berinjela grelhada, em par com presunto cru. É facílima de fazer – e vou confessar que em vez de grelhar as rodelas de berinjela numa frigideira ou grelha uso o grill de uma sanduicheira! Dou só uma pincelada de azeite para não grudar.

Preparo

1Lave e seque as berinjelas e corte-as em rodelas de espessura média 
2Pincele-as com um pouco (bem pouco) de azeite.
3Aqueça uma grelha de ferro, ponha as berinjelas e grelhe por 3 ou 4 minutos de cada lado. 
4Tire do fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino.
5Corte a mussarela em rodelas 
6Ponha sobre cada rodela de berinjela uma fatia de mussarela e uma de presunto. Finalize com uma folhinha de manjericão. 

 

Ficou com água na boca?