Paladar

Receitas

Receitas

Patricia Ferraz|Estadão
Patricia Ferraz|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Bolo de maçã, cravo e canela

Experimente fazer esta versão de bolo de maçã cheio de especiarias e super perfumado

por Patrícia Ferraz

A gente começa a aproveitar este bolo bem antes de ele ficar pronto: o perfume que vai tomando conta da casa enquanto está no forno é delicioso. Há milhares de maneiras de fazer um bolo de maçã – este vale a pena, é macio, perfumado e reconfortante. Achei no livro My Kitchen Year, de Ruth Reichl (sem edição em português), aquele das receitas que salvaram a vida dela depois do fechamento da revista Gourmet, que dirigia. Vira e mexe testo alguma, nem todas valem a pena, mas este bolo é ótimo. Reduzi o gengibre, achei muito forte na original. De resto, segui as instruções à risca – faça isso na primeira vez, depois vá dando seus toques pessoais.

Preparo

1Descasque e pique as maçãs e ponha-as numa panela, esprema metade do limão, adicione 1/2 xícara de água, a canela e as duas colheres de açúcar.
2Cozinhe as maçãs até elas amolecerem. Tire-as do fogo, tire o pau de canela e bata as maçãs no processador, ou esmague com um garfo.
3Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo de tamanho médio com manteiga e polvilhe por cima a farinha de trigo.
4Quebre os ovos numa vasilha grande, ponha o açúcar branco e o açúcar mascavo. Acrescente o gengibre ralado e o purê de maçãs. Bata.
5Adicione o óleo e a essência de baunilha e misture. 
6Ponha em outra vasilha a farinha e o bicarbonato de sódio, o sal, a pimenta, a canela em pó e o cravo. Misture bem.
7Junte a farinha temperada à mistura de ovos e maçãs.
8Despeje a massa na fôrma de bolo untada e asse em forno baixo (180°C) por aproximadamente 45 minutos. 
9Teste o ponto da massa assada com um palito: espete-o no bolo, quando ele sair limpinho, o bolo está pronto. Espere esfriar para desenformar.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.