Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patricia Ferraz

Bolo sem glúten de milho, limão e amora

A intrigante combinação de fubá, tapioca e amora revela um bolo macio e saboroso

por Patricia Ferraz

Olhei meio desconfiada para esta receita no livro Brownies, cookies, tortas e afins, de Amanda Hesser e Merrill Stubbs, que saiu no fim do ano passado pela Companhia de Mesa. Não costumo testar receitas funcionais, ou aquelas criadas por qualquer outro motivo que não o de agradar o paladar. Mas a combinação de ingredientes pareceu intrigante: fubá, tapioca, amoras e limão siciliano. E o ar rústico era irresistível. Testei. É um bolo de sabor surpreendente, massa fofa bem aerada e muito fácil de fazer. Se você precisa de um álibi, aí vai: um bolinho durante à tarde combina com as férias.

Preparo

1Preaqueça o forno a 175ºC e unte com manteiga uma forma redonda com fundo removível, de 23 cm de diâmetro. Cubra com papel manteiga e unte também. Forre a parte de baixo da fôrma, por fora, com papel alumínio para evitar sujeira em caso de vazamento.
2Bata as claras em neve com 1 pitada de sal, adicione, aos poucos metade do açúcar granulado e continue batendo até obter consistência firme.
3Em uma tigela média misture o fubá, a tapioca, o fermento em pó e 1/4 de colher (chá) de sal.
4Troque a vasilha da batedeira e bata a manteiga com 100g do açúcar granulado, até formar uma mistura leve e clara. Junte as gemas e bata por mais 2 minutos. Adicione as raspas e o sumo do limão, bata. Junte a mistura de fubá e vá adicionando o leite, aos poucos, mexendo após cada adição.
5Despeje as claras em neve, delicadamente, na massa, mexendo com uma espátula até incorporar bem.
6Coloque metade da massa na assadeira preparada. Distribua metade das amoras. Despeje a massa restante e as amoras restantes (para que afundem menos, passe-as em um pouco de fubá). Espalhe o açúcar dememara por cima.
7Asse por 1 hora aproximadamente ou até que, ao espetar um palito no meio do bolo, ele saia limpo. Espere esfriar e transfira para o prato de servir.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.