Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Broa de cará barbado

Veja como preparar o bolo com fermento natural de fubá

por Redação Paladar

Preparo

Para o Fermento de fubá 

1Misture bem o fubá com a água fria, coloque dentro de uma cuia, cubra com pano de algodão e aguarde alguns dias ou até que fique bem fermentado ou aerado 

Para a broa 

1Em ralador fino, rale o cará, coloque numa tigela e bata bem com colher de pau até formar bolhas. 
2No liquidificador coloque todos os outros ingredientes, incluindo o fubá fermentado – pode fazer isto em duas vezes – e junte ao cará ralado. Misture até obter uma massa homogênea. Coloque numa tigela grande com espaço para fermentar e deixe em repouso de um dia para outro.  No dia seguinte,  a mistura vai estar fermentada. Divida a massa em formas com espaço para crescer mais um pouco, untadas ou forradas com folhas de bananeira (abrandadas na chama do fogo) e asse em forno a 180 ou 200 °C até dourar.

Obs: a mistura fica com consistência de massa de bolo. Se ficar muito mole, junte um pouco de fubá para acertar o ponto. 

Ficou com água na boca?

Minha versão 

Broinhas de cará e fubá com folhas de manjericão anis.

Fiz usando a mesma técnica e a fórmula seguinte adaptada: 600 g de cará ralado, 600 g de fermento de fubá, 4 ovos, 100 ml de óleo, 2 xícaras de melado. Assei em forminhas individuais forradas com folhas de bananeira. Acrescentei um punhado de folhas de manjericão-anis picada, mas pode usar grãos de erva-doce. 

 

 

Ficou com água na boca?