Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Bun, pão chinês cozido no vapor

A massa branquinha e fofa é o grande atrativo deste pão que virou febre nos restaurante em São Paulo

por Redação Paladar

A chef Marina Santos, do restaurante Chá Yê, ensina a prepara a massa do bun, pão chinês cozido no vapor em formato de taco que virou febre aqui e no mundo. Depois de pronto basta escolher o recheio. 

LEIA MAIS

+ Bao ou bun, chame como quiser. Mas prove

1Dissolva o fermento biológico na água e deixe agir por alguns minutos, em seguida misture o açúcar ao líquido.
2Coloque a farinha e o fermento químico em uma tigela e  misture. Abra um buraco no centro da farinha despeje o líquido, e com as mãos vá aos poucos misturando com a farinha até formar uma massa. Adicione o óleo.
3Na batedeira com o gancho, ou em uma superfície lisa, sove a massa até obter uma textura lisa. Pode demorar um tempo dependendo da técnica e força. 
4Coloque a massa em uma tigela polvilhada com um pouco de farinha, cubra com papel filme e deixe descansar em um local fresco, até a massa dobrar de tamanho (isso pode demorar de 30 minutos até mais tempo, dependendo do clima).
5Retire a massa do tigela, coloque em uma superfície lisa (ela vai perder um pouco do seu tamanho), divida-a em dez partes iguais e modele em bolinhas.
6Polvilhe uma superfície com farinha, posicione as bolinhas, com um pouco de espaço entre elas, e cubra-as com papel filme para uma segunda fermentação, até dobrarem de tamanho novamente (entre 30 minutos ou mais, dependendo do clima).
7Abra as massas, uma a uma, com ajuda de um rolo, pilcele uma metade do disco com um pouco de óleo e feche na metade, como se fosse um pastel, sem pressionar a massa.
8Coloque as massas na cesta de bambu (ou outro local com fundo vazado onde irá cozinhar no vapor) e deixe descansar pela terceira e pultiam vez, até elas incharem (mais 30 minutos).
9Leve para cozinhar no vapor por 7-9 minutos, até a massa ganhar firmeza. O bun está pronto para receber o recheio da sua escolha!
 

Ficou com água na boca?

 

Ficou com água na boca?