Paladar

Receitas

Receita

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Receitas para uma ceia de Natal à brasileira

O Brasil tem muitas tradições natalinas. Coloque ingredientes e pratos nacionais na sua mesa de fim de ano

06 dezembro 2017 | 17:58 por Redação Paladar

O Brasil de Norte a Sul come peru e tender na ceia de Natal – há pequenas variações, mais nos detalhes dos acompanhamentos que no tempero ou nas técnicas de preparo dos assados. Mas a ceia brasileira tem diversidade, sim. Por todo o Brasil, o tender e o peru dividem a mesa com receitas natalinas regionais. Confira abaixo alguns preparos que valorizam nossos ingredientes. 

+ SOS Natal: Tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

 

1. Frango de Natal ao mel de engenho com farofa de cebolas e bacon

Criado no interior da Paraíba, na cidade de Picuí, o chef Wanderson Medeiros conta que o Natal do sertão é uma festa de mesa farta, “mas com o que tem”. E isso pode ser a comida do dia a dia – carne de sol, farinha e tudo – apenas em maior quantidade. Na sua casa, quando o ano tinha sido bom, a prosperidade aparecia na mesa na forma de frango assado. Pincelado com mel de engenho – melado de cana de açúcar – o frango fica agridoce e dourado. Para enfeitar, ovo cozido cortado em fatias, “porque não era comum ter frutas secas, nem em calda”.

Ficou com água na boca?

Frango assado pincelado com mel de engenho e acompanhado de farofa de bacon.

Frango assado pincelado com mel de engenho e acompanhado de farofa de bacon. Foto: Ailton Cruz/Estadão

 

2. Pernil de ovelha

A chef gaúcha Carla Tellini conta que um assado natalino popular na região da Campanha, ou Pampa, é o pernil de ovelha, carinhosamente chamado de “quartinho”. O pernil é assado com frutas e servido no seu molho, receita que a chef descobriu na fazenda de uma amiga, em Uruguaiana.

Pernil de ovelha.

Pernil de ovelha. Foto: Felipe Giuriatti|Estadão

 

3. Leitoa assada com farofa de frutas

Essa é uma receita da chef Mara Salles. Na ceia de natal de sua família materna, em Penápolis, no noroeste paulista, leitoinhas de dois ou três meses eram escolhidas no sítio dias antes. Abatidas ali mesmo, cortadas em quartos e distribuídas pelos freezers da família. Para temperar, vinho branco, limão, sal, alho, pimenta-do-reino e cebola. Os quartos de leitoa ficam na vinha d’alhos até a hora de ir ao forno para assar lentamente. Para acompanhar, frutas e pelo menos dois tipos de farofa: a de farinha de milho em flocos e bacon; e a farofa com frutas em compotas, cortadas ao meio, invenção familiar que juntou as frutas que decoravam a leitoa e a farofa servida com ela. 

Receita de leitoa assada com farofa de frutas

Receita de leitoa assada com farofa de frutas Foto: Felipe Rau|Estadão

 

4. Bacalhau no leite de coco

Em Belém do Pará faz parte da tradição natalina servir bacalhau cozido em leite de coco ou em leite de castanhas ao lado do peru e do tender. Essa receita é do chef Thigo Castanho, que em 2012 contou ao Paladar como o prato se tornou tradição na mesa da família, quinze anos atrás. Na época, seus pais tocavam uma pequena pizzaria, e ele e o irmão Felipe se encaregavam das entregas. “A gente estava muito duro e não tinha dinheiro para comprar peru, então, meu pai comprou dois frangos assados e colocou na mesa. E antes de comermos, ele disse que estávamos passando dificuldade, mas o que importava é que a família estava muito mais unida. Foi um momento emocionante. No ano seguinte, meu pai já havia inaugurado o Remanso do Peixe e as coisas começavam a melhorar. Na noite de Natal, ele preparou o bacalhau com leite de coco – e desde então este prato ficou marcado no Natal da família”.

Bacalhau no leite de coco.

Bacalhau no leite de coco. Foto: Brunno Regis/Estadão

 

5. Pernil com molhos de pitanga, seriguela e caju

O clássico pernil pode ter um gosto especial com a receita da chef Heloisa Bacellar. Enquanto o pernil assa, separe três panelas pequenas e, em cada uma, coloque uma das polpas - de pitanga, de seriguela e de caju - juntamente com açúcar. Cada um dos preparos ainda recebe o molho do pernil assado, presente na assadeira, antes de ser servido. É uma explosão de sabor. 

O clássico pernil com um sabor irreverente

O clássico pernil com um sabor irreverente Foto: Roberto Seba|Estadão

 

6. Peru com molho de jabuticaba, amora e acerola

As frutas casam extremamente bem a carne de peru, que é bem sequinha por dentro. Nessa versão de Carlos Siffert, a jabuticaba, em plena safra, divide o estrelato com acerolas e amoras. Se quiser encorpar ainda mais o preparo, o chef ainda ensina como preparar uma farofa de pão para rechear o interior da ave.

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola Foto: Roberto Seba|Estadão

 

+Seis jeitos de preparar tiramisù

+Coloque o arroz no centro da mesa de Natal

 

7. Frango capão caipira

O supertradicional frango caipira pode ser uma ótima alternativa ao peru de Natal. De porte menor, é ideal para famílias ou festas menores. Além da ave, os miúdos fritos se juntam às farinhas de milho e mandioca para uma deliciosa farofa de acompanhamento. 

 Frango capão assado com farofa de miúdos

 Frango capão assado com farofa de miúdos Foto: Felipe Rau/Estadão

 

8. Pargo ao caju com arroz de castanhas e alho

Nem só de bacalhau se faz a ceia de Natal. Essa receita do chef Bernard Twardy é uma ótima alternativa para usar peixes brasileiros. Os filés de pargo são fritos com o couro - mantido de um dos lados - para baixo. Para acompanhar, um saboroso arroz de castanhas e alho.

Receitas do chef Bernard Twardy, do livro Cozinha Tropical Cearense

Receitas do chef Bernard Twardy, do livro Cozinha Tropical Cearense Foto: Gentil Barreira

 

9. Farofa de flocos de milho com bacon e azeitonas

O acompanhamento preferido dos brasileiros, a farofa, é unanimidade na mesas de Norte a Sul do Brasil. Cada um tem a sua receita, com ou sem cebola, farinha de milho ou de mandioca, não importa, ela não pode faltar. Essa versão, de farinha de milho com bacon e azeitonas, vai bem com pernil, tender, chester. 

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

10. Cuscuz paulista 

Clássico prato da mesa paulistana em receita ensinada por Carlos Siffert. Com camarão, peixe branco, palmito, ervilha e azeitona, o recheio desse cuscuz é super apetitoso.

Receita de Cuscuz paulista

Receita de Cuscuz paulista Foto: Roberto Seba|Estadão

 

11. Salada de trigo com castanhas brasileiras

Ainda na categoria dos acompanhamentos, essa salada da chef Morena Leite aposta em sabores bem nacionais: castanha de caju, castanha-do-pará e amendoim estrelam o preparo.

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

12. Arroz de coco

E não poderia faltar um arroz para agregar sabor à sua ceia. Nesse preparo da chef Heloisa Bacellar, o leite de coco é acrescentado com o arroz ainda cru, enquanto o fruto ralado é misturado com o grão após seu cozimento. 

O clássico arroz com um toque especial

O clássico arroz com um toque especial Foto: Roberto Seba|Estadão

 

13. Pudim de castanha-do-pará

Chegou um dos momentos mais aguardados da ceia, a sobremesa. Nesse pudim cheio de Brasil preparado por Morena Leite, massa, creme e calda têm preparos separados, e o resultado é incrível. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

14. Cheesecake de goiaba

Mais uma releitura de sobremesa tradicional da chef Morena Leite, dessa vez com o cheesecake. Lascas de goiaba decoram a parte de cima da torta, dando ainda mais refrescância para o preparo. 

 

  Foto: Felipe Rau| Estadão

 

15. Cookie de goiaba crocante

Ainda sobrou apetite após o jantar? Aprecie um bom cookie de goiaba. Na mistura habitual do biscoito, acrescente coco ralado, uvas-passas, flocos de milho, pedaços de goiabada e avelãs.

 

  Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

16. Zezé leone  

À base de creme de gemas e baunilha sobre espuma de vinho do porto, essa bela sobremesa não pode faltar na mesa de Natal e até hoje é um dos mais aguardados pelos filhos e netos da mineira Dona Lucinha - mãe da chef Elzinha Nunes. “O nome do doce é uma homenagem à Miss Brasil de 1922, que tinha a pele rosada.” 

Zezé leone, doce de baunilha com vinho do Porto. 

Zezé leone, doce de baunilha com vinho do Porto.  Foto: Felipe Rau/Estadão