Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Cenoura assada, nozes, dill e feta

Esta receita passa bem longe das cenouras cozidas sem graça e sem gosto. É cheia de sabores, além de linda

por Patricia Ferraz

Minha paixão pela cenoura assada é recente – tem três ou quatro meses, exatamente desde o dia em que almocei no Attica, em Melbourne, o restaurante número um da Austrália. O menu-degustação foi memorável, cheio de surpresas, sabores originais, texturas, mas inesquecíveis mesmo foram umas cenouras que tinham passado nove horas num misto de churrasqueira e defumador e chegaram à mesa caramelizadas, naturalmente adocicadas e com uma textura incrível, quase puxa-puxa.

Não preciso dizer que de lá para cá assei cenouras dezenas de vezes – assada ela não tem nada a ver com aquela coisa sem graça, sem gosto e sem salvação que é a cenoura cozida! Fica ótima só com sal grosso e azeite, mas esse pode ser apenas o começo. Depois de assar e temperar, invente. Se aceita uma sugestão, comece com esse prato do livro Dinner – Changing the Game, da americana Melissa Clark (sem edição em português). Não tem como errar. Experimente.

Preparo

1Tempere as cenouras com azeite, sal e pimenta, ponha numa assadeira pincelada com azeite e asse por 30 minutos, aproximadamente, até as cenouras estarem macias (mexa a assadeira de vez em quando). Tire do forno e reserve.
2Ponha as nozes numa frigideira aquecida (sem qualquer tipo de óleo) e toste por alguns minutos, mexendo para não queimar. Tire do fogo e reserve.
3Acomode as cenouras no prato de servir, tempere com o azeite e o vinagre balsâmico, espalhe o queijo esmigalhado por cima, as folhas de dill e, por último, as nozes tostadas. Sirva em temperatura ambiente.

 

Ficou com água na boca?