Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Chutney de manga e maçã

Perfeita para acompanhar assados e embutidos, esta receita de chutney é curinga para ter sempre na geladeira

por Patricia Ferraz

Este chutney é convencional e delicioso. Leva manga, maçã, cebola e uma quantidade de pimenta que você adapta conforme seu gosto. Prefiro apenas levemente picante e foi assim que eu fiz. Ele é ótimo para acompanhar assados e embutidos, mas para mim a combinação ideal é com bresaola e pão, num sanduíche inspirado no que está há anos no cardápio do bar Balcão.

Os indianos fazem muito chutney de coco e de tomate, porém no mundo ocidental o mais popular é o de manga. Por muito tempo se difundiu a ideia de que essa espécie de picles de frutas apimentado tivesse sido inventada por ingleses na Índia. É uma verdade parcial, como registra Alan Davidson em The Oxford Companion to Food (Oxford Press). Nos tempos da colônia, os britânicos se encantaram com o chatni, o molho picante que acompanhava o arroz ou o cozido de grãos e legumes chamado dal, mas deram seus pitacos: enfatizaram o aspecto doce da receita, originalmente agridoce, e transformaram sua textura, aproximando-a da geleia. Foi assim que o chutney virou mania de inglês e se espalhou pelo mundo. 

Preparo

1Ponha a cebola, o vinagre e a pimenta numa panela grande e cozinhe por 10 minutos. 
2Toste os grãos de mostarda numa frigideira até chiarem e ponha na panela com a cebola. Junte as frutas e cozinhe por 15 minutos, mexendo.
4Acrescente o açúcar, o gengibre, o cravo e as raspas de limão, cozinhe até ferver, mexendo e até atingir consistência de geleia rústica. Ponha o suco de limão, mexa, tire do fogo e guarde em potes esterilizados.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.