Paladar

Receitas

Receitas

JF Diório|Estadão
JF Diório|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Coalhada com figos e tâmaras

Receita do novo livro do chef carioca Felipe Bronze 'Perto do Fogo'

por Patrícia Ferraz

O novo livro de Felipe Bronze promete diversão para os dias de calor. Perto do Fogo (editora Globo Estilo), nome também do programa que o chef dos restaurantes cariocas Oro e Pipo apresenta no GNT, traz uma seleção de receitas para fazer na churrasqueira. Mais maduro e técnico, Felipe deixou para trás há tempos a fase espumas que causavam sensação no quadro que apresentava no Fantástico.

A paixão do chef é a brasa e tudo no livro está em torno – sobre ou até dentro – dela, como no caso das minibeterrabas assadas nas cinzas. O livro traz dicas do chef para acertar no uso da churrasqueira, incluindo a imprescindível paciência. As receitas estão divididas por países com forte tradição churrasqueira, do Brasil à Coreia e incluindo especialidades da Argentina, Estados Unidos e Espanha. Há uma seção de picles e conservas, outra só com molhos, salsas e afins, boa parte deles defumados, como um ketchup, além de pastas, manteigas e até um óleo de carvão.

Com pouco tempo para testar, escolhi uma receita bem simples e sem segredos – escolhi pela facilidade de preparo, confesso, mas me surpreendi com o sabor. Uma delícia. O chef recomenda como acompanhamento de kafta no espeto (que ele faz com pinole e canela). Acho que vai bem também com grelhados e no aperitivo, em parceria com pão pita quentinho.

Preparo

1Coloque os figos secos e as tâmaras em uma assadeira perfurada e leve ao fogo para dourar. O processo deve levar aproximadamente 5 minutos.
2Retire as frutas secas da brasa, espere esfriar, e pique grosseiramente
3Misture os frutos secos picados com a coalhada
4Tempere com azeite, hortelã picada e misture muito bem.
5Leve a pasta para a geladeira até a hora de servir. 
6Acompanhe com kafta de cordeiro ou carne bovina

 

Ficou com água na boca?

Ficou com água na boca?