Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Coddled egg (um ovo pochê chique)

Uma receita simples e muito charmosa para diferentes ocasiões

por Patricia Ferraz

Quem me apresentou ao mundo do “coddled egg” foi Charlô Whately. Ele leu a coluna Prato do dia em que chamei de abraço comestível o ovo com purê de batata do livro da Ruth Reichl e trocamos algumas mensagens sobre ovos. Uns dias depois, enviou o potinho da foto e um recado: procure por “coddled egg” na internet, tem um monte de receitas incríveis. Eu nunca tinha ouvido falar do assunto. 

Em instantes descobri que o lindo potinho de louça com tampa, o “coddler”, foi inventado em 1890 pela Royal Worcester, no Reino Unido, para cozinhar ovos delicadamente. A ideia é a seguinte: o ovo cozinha rapidamente em banho-maria, dentro do pote fechado, a gema fica “gelificada”, bem mole, a clara branquinha... Corri para testar. 

Comecei pela receita básica, seguindo as instruções rigorosamente: unte o “coddler” com manteiga, ponha 1 colher de sobremesa de creme de leite no fundo, quebre o ovo com cuidado para não romper a gema e transfira para o pote. Cubra com outra colher de creme de leite, sal, queijo ralado, cebolinha francesa picada e pimenta-do-reino moída na hora. Tampe o pote, coloque numa panela forrada com um pano e água quase fervendo, cobrindo 2/3 do pote, e deixe cozinhar por exatos oito minutos. 

Ficou espetacular. A partir desta base, há receitas com ervas finas, queijos variados, cogumelos, bacon, presunto cozido em cubinhos… Gostei tanto da básica que ainda não testei as outras. Bom, é claro que o “coddler” enfeita o ovo, mas é possível improvisar usando frascos pequenos de vidro, potes de geleia e até ramekins – todos com tampa. O ovo fica igualzinho.

Preparo

1Aqueça bastante água numa chaleira até quase ferver.
2Forre com um pano o fundo de uma panela de lateral alta que acomode os potinhos.
3Unte com manteiga dois potes pequenos de vidro ou cerâmica que tenham tampa, ponha 1 colher (sobremesa) de creme de leite fresco no fundo de cada.
4Quebre os ovos – um a um e com cuidado para não romper a gema – e ponha um em cada pote untado.
5Cubra os ovos com o creme de leite restante, tempere com sal, queijo ralado, a cebolinha picada e a pimenta-do-reino.
6Tampe os potes e ponha na panela com o pano. Despeje a água quente até cobrir 2/3 dos potes. Leve ao fogo e cozinhe os ovos por 8 minutos.