Paladar

Receitas

Receitas

Reprodução
Reprodução

Como fazer a calda de caramelo perfeita

Aprenda a fazer uma calda de caramelo fácil e que serve tanto para cobertura de sorvetes e bolos como para base de tortas

por Renata Mesquita

Existem diversas receitas de caramelo e para diferentes usos, que vão desde a tradicional bala até o caramelo salgado. Aqui, a confeiteira Marilia Zylbersztajn ensina a fazer uma calda de caramelo simples, mas que pode ser usada de diversas formas, como cobertura de bolo, de sorvete e até recheio de torta. Cremosa e sem segredos, pode ficar guardada por alguns dias na geladeira. E o melhor, é muito fácil de fazer e são necessários apenas dois ingredientes: açúcar e creme de leite fresco, sempre na mesma proporção. 

Preparo

1Aqueça em uma panela 500 ml de creme de leite fresco (sem ferver). Desligue e reserve.
2Coloque o açúcar em outra panela e ligue o fogo baixo. Assim que o açúcar começar a caramelizar, mexa com uma colher de pau. Desligue o fogo quando todos os cristais de açúcar estiverem dissolvidos e o caramelo ganhar uma cor dourado escuro. 
3Despeje aos poucos metade do creme de leite na panela do caramelo. Mexa com cuidado, pois vai começar a borbulhar. Assim que o creme de leite estiver incorporado no caramelo, despeje a outra metado do creme de leite e continue mexendo. Se necessário, ligue o fogo novamente, até conseguir uma textura homogênea. Enquanto o caramelo esfria, ele solidifica um pouco mais.

Ficou com água na boca?