Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Cozinhe com pimentões e dê cor aos seus pratos

Confira sete receitas com pimentão para aproveitar o fim de safra

12 janeiro 2018 | 16:48 por Redação Paladar

Coloridos e saborosos, os pimentões vão bem em muitos pratos - além de sabor potente, alegram qualquer receita com suas cores vibrantes. Há diversas variedades do fruto, em diferentes tonalidades. As três mais comuns - verde, amarela e vermelha - variam de cor por conta do tempo de colheita. Com 80 dias de plantio, os verdes são colhidos. Após cerca de 20 dias, ele amadurece amarelo ou vermelho, conforme a espécie. 

Apesar do nome, o pimentão possui um valor de zero na Escala de Scoville, usada para medir o grau de ardência das plantas. Na verdade, o vermelho, especialmente depois de assado ou grelhado, tem sabor bastante adocicado. 

Aproveite que a safra está chegando ao fim e encha sua cozinha de pimentões. Confira sete sugestões de receita abaixo. 

 

1. Homus com pimentões vermelhos

Começamos com um aperitivo para abrir o apetite. O homus, item tradicional da cozinha árabe, é feito à base de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim). Neste preparo, o pimentão vermelho é frito até ficar adocicado e adicionado à mistura, que vai ao liquidificador para ficar homogênea. Coma a pasta com pão sírio ou torradas. Aprenda a fazer.  

Ficou com água na boca?

Receita de homus com pimentões vermelhos

Receita de homus com pimentões vermelhos Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

​2. Minipimentões em conserva

Aqui uma dica para estender a safra: fazer uma boa conserva. Asse os frutos sem sementes e cabinhos por 45 minutos com sal, alho com pele, louro e azeite . Depois disso, coloque os pimentões em uma tigela, cubra e leve à geladeira por pelo três horas antes de servir com torradinhas. Veja o passo a passo.

Minipimentões feitos pela chef Heloisa Bacellar

Minipimentões feitos pela chef Heloisa Bacellar Foto: Felipe Rau|Estadão

 

3. Sardella paulistana 

Aqui os pimentões trabalham em conjunto com os tomates, dando consistência para a pasta. A sardella, um clássico paulista, leva também alice. Espalhe-a sobre fatias de pão antes de comer. Saiba como fazer em casa. 

A sardella é um molho tipicamente italiano

A sardella é um molho tipicamente italiano Foto: Felipe Rau|Estadão

 

4. Abobrinha com tomate cereja e molho de pimentão vermelho

Pimentões rendem ótimos molhos para saladas. Nessa receita do cozinheiro David Tanis, ele vai ao liquidificador juntamente alho, azeite, mostarda, vinagre, suco de limão, páprica e caiena. Bata até obter uma mistura macia e homogênea. Transfira para uma tigelinha e tempere com sal e pimenta. Ajuste a acidez com algumas gotas de vinagre ou limão. Aprenda a fazer.

 

  Foto: Danny Ghitis|NYT

 

5. Paella vegetariana

A paella é a receita espanhola mais conhecida no mundo – pegou o nome da panela em que é preparada. É basicamente um prato de arroz com açafrão cozido com outros ingredientes que lhe emprestam sabor e variam conforme o lugar – carnes, peixes e frutos do mar. Esta versão, de Plenty, do chef Yotam Ottolenghi, não é nada comum, leva só vegetais e fica bem leve. Veja a receita completa.

Paella Veggie

Paella Veggie Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

6. Sardinhas da Mari Hirata

Nesse refrescante preparo, pimentões e sardinhas se equilibram no prato. Asse os pimentões sobre chama direta até ficarem carbonizados. Coloque-os em um saco plástico e deixe esfriar. Tire a pele queimada. Corte os pimentões em tiras e ponha no prato de servir, intercalando com os filés de sardinha. Veja como fazer.

 

  Foto: Andreas Heiniger|Divulgação

 

7. Sanduíche de lagarto 

Encerrando a seleção, esse delicioso sanduíche para aquele dia de preguiça em casa. Um molho à base de cebola, pimentão e azeitona acompanha a carne de lagarto (ou a que você tiver sobrando em casa) no pão. Confira como fazer

Sanduíche de lagarto

Sanduíche de lagarto Foto: Felipe Rau/Estadão