Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Curry de peixe com dilênia

Aprenda esta receita inspirada nos ensopados do norte da Índia e Bangladesh

por Neide Rigo

Preparo 

1Lave bem a dilênia, corte em 4 com um cutelo. Descarte o miolo e separe as sépalas. Corte e descarte as extremidades finas, tire as peles e fatie o restante no sentido das fibras. Coloque na panela de pressão, tempere com o sal e a cúrcuma, junte água e leve ao fogo. Tampe e espere a válvula chiar. Cozinhe por 5 minutos ou até a dilênia amaciar. Se quiser, use panela comum e controle o tempo de acordo com a consistência. Reserve com a água. 
 
2Tempere o peixe com sal e cúrcuma e deixe tomar gosto por cerca de meia hora. Aqueça o óleo numa frigideira funda ou wok. Frite os pedaços aos poucos dos dois lados e escorra. Despreze o óleo restante e reserve o peixe. 
 
3Junte 2 colheres (sopa) de óleo na mesma frigideira que usou pra fritar o peixe, leve ao fogo e ponha os grãos de cominho e de mostarda. Quando começarem a pipocar, ponha as folhas de curry ou de pitanga e as pimentas. Mexa por um minuto e adicione a cebola e o gengibre. Mexa bem. Acrescente a dilênia com parte da água de cozimento e deixe ferver. Junte o peixe frito e, se precisar, mais água de cozimento. Adicione o açúcar e misture com cuidado. 
 
4Prove o sal e corrija se necessário. Deixe cozinhar mais 5 minutos e sirva com arroz. 

Dica: se quiser, faça um refogado à parte com folhas de curry e cebola e despeje por cima do curry na hora de servir.  

Leia mais: 

+ Procure dilênias (ou fruta-cofre) pelos bairros

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.