Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Espaguete de abobrinha, com favas, ricota e amendoim

Muito mais que apenas uma receita de massa vegetariana, este prato combina diferentes ingredientes como a pimenta calabresa e o amendoim de forma inusitada

por Patricia Ferraz

Essa receita é leve, surpreendente e gostosa a ponto de não deixar ninguém notar que é vegetariana. O.K, usar abobrinha como espaguete não é exatamente uma novidade, mas o que o chef americano Sam Talbot faz é emprestar a ela diferentes sensações. Tem o picante da pimenta vermelha, a bem sucedida combinação de ricota e hortelã, a suavidade das favas (que você pode trocar por edamame se preferir) e o toque inigualável do alho, reduzi bastante, a porção original indicava 3 dentes, mas tanto assim ele encobre a abobrinha. Usei apenas ½ dente e ficou ótimo.... Tudo se acomoda bem no prato, que termina com uma boa porção de amendoins torrados, sem pele e sem sal. A receita está no livro do chef 100% Real - 100 receitas insanamente boas de comida limpa e fresca (sem edição em português), espécie de manifesto em defesa da comida de verdade, que anda fazendo sucesso nos Estados Unidos. Não deixe de experimentar esse prato, que pode ser servido quente ou em temperatura ambiente.

Preparo

1Cozinhe as favas em água fervendo por 2 ou 3 minutos, escorra e esfrie em um bowl com água fria e gelo. Escorra e descasque.
2Corte as abobrinhas em julienne (tiras finas). Use um fatiador ondulado para fazer os fios de abobrinha com a casca e a primeira camada branca apenas (descarte as sementes).
3Aqueça o azeite numa frigideira grande, refogue o alho fatiado por alguns segundos (não deixe pegar cor),  adicione a pimenta e os fios de abobrinha e o alho-poró, cozinhe, mexendo por dois minutos. Tire do fogo.
4Junte a hortelã picada, as favas, o suco de limão. Espalhe por cima a ricota esmigalhada, as raspas de casca de limão e por último o amendoim.

 

 

Ficou com água na boca?