Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Feta assado com limão e semente de coentro

O queijo grego ganha novos sabores nesse aperitivo surpreendente, super fácil de preparar

por Patrícia Ferraz

Não fosse o preço, o feta estaria mais vezes nesta coluna. É que esse queijo típico da Grécia, feito com uma mistura de leite de ovelha (70%) e leite de cabra (30%), é uma delícia e se presta a diferentes preparos. 

Como é pouco gorduroso, tem a textura firme e quebradiça, o que faz com que se esfarele facilmente – é assim que ele aparece na salada grega, conhecida no mundo todo, combinado com pepino, tomate e azeitonas pretas, temperada com azeite. 

O feta é salgado, resultado da maturação de pelo menos 30 dias em salmoura – mas o sal tem de ser equilibrado, excesso de sal é defeito grave no processo de elaboração (alguns fetas brasileiros são excessivamente salgados). No Brasil e pelo mundo todo, aliás, ele tem de ser chamado de queijo “tipo” feta, desde 2005, quando passou a ser reconhecido pela comunidade europeia como produto de Denominação de Origem.

O feta é o ingrediente principal deste aperitivo, minha sugestão para abrir o almoço de Páscoa. O preparo não poderia ser mais simples, o queijo vai ao forno inteiro (o bloquinho, conforme sai da forma), apenas coberto com uma camada de raspas de limão-siciliano e grãos de semente de coentro. E é servido com tomates frescos temperados com raspas de limão, azeite, sal e pimenta, ou com torradinhas. Facílimo e fantástico! 

Ficou com água na boca?

Achei esta receita no livro Um Jeito Moderno de Comer (ed. Alaúde), que acaba de sair no Brasil. Na verdade, o queijo era assado, mas misturado com os tomates na salada. Preferi fazer como aperitivo. A autora, Anna Jones, é uma cozinheira inglesa que trabalhou muitos anos com Jamie Oliver – o ex-patrão assina o prefácio do livro. A publicação reúne mais de 200 receitas vegetarianas. Algumas são bem interessantes e vão aparecer nesta coluna de vez em quando. 

Preparo

1Forre uma assadeira com papel manteiga e ponha por cima o bloco de queijo feta.
2 Lave e seque o limão e raspe a casca, com cuidado para extrair apenas a parte amarela (não use a parte branca, que é amarga). 
3Espalhe metade das raspas do limão sobre a superfície do queijo, formando uma camada. No pilão, quebre as sementes de coentro, em seguida espalhe também sobre o queijo e, por fim, regue com uma colher de azeite.
4Preaqueça o forno a 200°C por cinco minutos. Asse o queijo por aproximadamente 20 a 25 minutos, até aquecer bem.
5 Corte os tomates e tempere com o restante do azeite, as raspas de limão, o sal e a pimenta. 
6Tire o queijo do forno, transfira para o prato de servir.
7Sirva o queijo quente acompanhado dos tomates. 
 
 

 

Ficou com água na boca?