Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Fettuccine com funghi, marsala e mascarpone

A combinação de ingredientes garante o sucesso desta receita

por Patrícia Ferraz

Ok, não tinha como dar errado: cogumelos porcini, vinho marsala, queijo mascarpone, macarrão. Mas o fato é que esta é uma das melhores receitas de massa que descobri recentemente. É delicadíssima, de sabor surpreendente e muito fácil (bem, nem tudo é perfeito, os ingredientes são caros). De quebra, aprendi uma maneira nova de hidratar os cogumelos secos: em uma mistura aquecida de vinho e água. Esse toque faz grande diferença no sabor dos cogumelos e no perfume do prato – e dá vontade de experimentar com outras bebidas. Se usar porcini secchi italianos e um bom marsala, o sucesso está garantido. Mas dá para fazer também com cogumelos secos chilenos, mais baratos, e vinho do porto branco. 

Preparo

1Coloque os cogumelos numa panela pequena com a água e o vinho e leve ao fogo. Quando ferver desligue e deixe em imersão por no mínimo 10 minutos.
2Despeje o mascarpone numa vasilha, tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
3Coe os cogumelos usando uma peneira e deixando o líquido cair no mascarpone. Esprema os cogumelos com as mãos para liberar o líquido. Pique os cogumelos e a salsinha. 
4Bata o queijo com o líquido com a ajuda de um garfo.
5Derreta a manteiga com o alho picado (ponha os dois juntos na panela e cuide para não escurecer o alho).
6Ponha os cogumelos e a salsinha na panela com a manteiga derretida e o alho. Refogue, mexendo, por um minuto. 
7Acrescente o mascarpone, mexa até ferver, deixe um minuto e desligue a panela. Aqueça na hora de servir.
8Cozinhe o macarrão em abundante água fervente com sal. Escorra e despeje na panela com o molho já aquecido. Sirva em seguida com queijo ralado a gosto.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.