Continua após a publicidade

Receitas
   Foto: Stacy Zarin Goldberg|The Washington Post
Por Becky Krystal

Frango assado com batatas - em uma só assadeira

Assar frango é tão fácil quanto pôr uma assadeira no forno; aprenda

DificuladeFácil
Tempo de preparoReserve um tempinho
Rendimento68 porções
The Washington PostHá várias razões para você incluir um belo frango assado ao seu repertório culinário: impressiona como carro-chefe na mesa de jantar; a carne pode ser usada em outros pratos, como saladas, tortas e sanduíches; os ossos são um ótimo caldo; e, se o frango vier com um pacotinho de miúdos, pode usá-los para fazer um molho. Mas o mais importante do que isso é que assar frango é muito fácil. É claro que, se quiser complicar, você encontra preparo sofisticados e intimidadores. Mas se quiser só assar um frango e ponto, use esta receita da America’s Test Kitchen. É simples de fazer e não exige utensílios especiais. Além do básico, basta um termômetro de leitura instantânea (é barato e você vai usar mais do que imagina) e fio para amarrar as coxas do frango, embora alguns já venham com as coxas presas atrás (se não tiver o fio culinário especial, fio dental sem cera e sem sabor resolve).+ Receitas de frango assado: aprenda seis jeitos diferentes de fazer em casa + Acompanhamentos para frango assado: confira mais de 30 receitas fáceisO essencial, então, é uma frigideira grande que vá ao forno (de ferro ou ferro esmaltado) ou uma assadeira, óleo, sal e pimenta. A assadeira tem a vantagem de deixar bastante espaço para as batatas fatiadas. O truque desta receita é colocar o frango no forno (e na assadeira) super quente por metade do tempo de cozimento. E, depois, deixá-lo terminar de cozinhar com o forno desligado. Pode não resultar na superfície mais crocante do mundo, mas evita que a carne fique ressecada. E é à prova de erros. Uma vez que você domine a receita - provavelmente já na primeiríssima vez - você pode começar a dar seus toque pessoais. Coloque um limão ou uma cebola dentro da cavidade central do frango. Passe manteiga aromatizada sobre a pele da ave. Use seus temperos favoritos. Você está apenas começando. / Tradução de Roberto Muniz 

Ingredientes

  • 1 frango inteiro de 1,6 kg a 1,8 kg - pesado sem o pacotinho de miúdos (se estiver incluso)
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • 700g de batatas descascadas e cortadas em fatias pequenas
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora
  • Azeite extravirgem

Preparo

  • 1.Ponha uma assadeira no meio da grade do forno e preaqueça-o a 230°C.
  • 2.Seque o frango com papel-toalha. Esfregue toda a superfície com o óleo vegetal e tempere generosamente com sal e pimenta. Amarre as coxas juntas e dobre as pontas das asas (o último segmento) para trás das costas (é para impedir que essas partes cozinhem muito rápido e sequem).   
  • 3.Em uma tigela, misture as batatas com azeite suficiente para cobri-las ligeiramente. Isso impedirá que grudem na assadeira. 
  • 4.Ponha o frango, com o peito para cima, no centro da assadeira preaquecida. Espalhe as batatas em volta do frango, mas não debaixo.(O mais seguro é retirar a assadeira quente do forno, colocá-la sobre o fogão, para então pôr as batatas e o frango. Devolva-a ao forno e prossiga com o cozimento.) 
  • 5.Asse o frango e as batatas por 25 a 35 minutos, até que o termômetro registre cerca de 50°C no peito da ave (a temperatura deve ser medida longe do osso) e cerca de 60°C nas coxas. Apague o forno. Deixe o frango e as batatas descansarem por 25 a 30 minutos, até que o termômetro registre 70°C no peito e 80°C nas coxas. Transfira o frango para a tábua de cortar e deixe descansar 20 minutos. Isso é fundamental para que a carne reabsorva os sucos. 
  • 6.Corte o frango e sirva, derramando sobre os pedaços (se desejar) a gordura que sobrou na assadeira.   

10 mandamentos para fazer o frango assado perfeito
1 | 2
Foto: Guilherme Gomes/Estadão | Estadão

2. Prefira limão

Na hora de temperar, prefira limão ao vinagre. A fruta tem boa acidez e perfuma a carne. O vinagre, mais agressivo, não agrega sabor e pode tirar a suculência.. Foto: Guilherme Gomes/Estadão | Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.