Paladar

Receitas

Receitas

Stacy Zarin Goldberg|The Washington Post
Stacy Zarin Goldberg|The Washington Post

Frango assado com batatas - em uma só assadeira

Assar frango é tão fácil quanto pôr uma assadeira no forno; aprenda

por Becky Krystal

The Washington Post

Há várias razões para você incluir um belo frango assado ao seu repertório culinário: impressiona como carro-chefe na mesa de jantar; a carne pode ser usada em outros pratos, como saladas, tortas e sanduíches; os ossos são um ótimo caldo; e, se o frango vier com um pacotinho de miúdos, pode usá-los para fazer um molho.     

Mas o mais importante do que isso é que assar frango é muito fácil. 

É claro que, se quiser complicar, você encontra preparo sofisticados e intimidadores. Mas se quiser só assar um frango e ponto, use esta receita da America’s Test Kitchen. É simples de fazer e não exige utensílios especiais. Além do básico, basta um termômetro de leitura instantânea (é barato e você vai usar mais do que imagina) e fio para amarrar as coxas do frango, embora alguns já venham com as coxas presas atrás (se não tiver o fio culinário especial, fio dental sem cera e sem sabor resolve).   

Ficou com água na boca?

 

O essencial, então, é uma frigideira que vá ao forno (ferro ou ferro esmaltado) ou uma assadeira, óleo, sal e pimenta. A assadeira tem a vantagem de deixar bastante espaço para as batatas fatiadas. 

O truque desta receita é colocar o frango no forno (e na assadeira) super quente por metade do tempo de cozimento. E, depois, deixá-lo terminar de cozinhar com o forno desligado. Pode não resultar na superfície mais crocante do mundo, mas evita que a carne fique ressecada. E é à prova de erros. 

Uma vez que você domine a receita - provavelmente já na primeiríssima vez - você pode começar a dar seus toque pessoais. Coloque um limão ou uma cebola dentro da cavidade central do frango. Passe manteiga aromatizada sobre a pele da ave. Use seus temperos favoritos. Você está apenas começando. 

​Preparo

1Ponha uma assadeira no meio da grade do forno e preaqueça-o a 230°C.
2Seque o frango com papel-toalha. Esfregue toda a superfície com o óleo vegetal e tempere generosamente com sal e pimenta. Amarre as coxas juntas e dobre as pontas das asas (o último segmento) para trás das costas (é para impedir que essas partes cozinhem muito rápido e sequem).   
3Em uma tigela, misture as batatas com azeite suficiente para cobri-las ligeiramente. Isso impedirá que grudem na assadeira. 
4Ponha o frango, com o peito para cima, no centro da assadeira preaquecida. Espalhe as batatas em volta do frango, mas não debaixo.(O mais seguro é retirar a assadeira quente do forno, colocá-la sobre o fogão, para então pôr as batatas e o frango. Devolva-a ao forno e prossiga com o cozimento.) 
5Asse o frango e as batatas por 25 a 35 minutos, até que o termômetro registre cerca de 50°C no peito da ave (a temperatura deve ser medida longe do osso) e cerca de 60°C nas coxas. Apague o forno. Deixe o frango e as batatas descansarem por 25 a 30 minutos, até que o termômetro registre 70°C no peito e 80°C nas coxas. Transfira o frango para a tábua de cortar e deixe descansar 20 minutos. Isso é fundamental para que a carne reabsorva os sucos. 
6Corte o frango e sirva, derramando sobre os pedaços (se desejar) a gordura que sobrou na assadeira. 

 

/ Tradução de Roberto Muniz 

Ficou com água na boca?