Paladar

Receitas

Receitas

Karsten Moran|NYT
Karsten Moran|NYT

Frango frito perfeito

Frango frito no melhor estilo americano, marinado no buttermilk e frito com a casquinha bem crocante

por Sam Sifton

The New York Times

Para um prato incrivelmente fácil de preparar, o frango frito é o centro de muitas disputas culinárias. 

Antes de tudo, veja como fazer buttermilk em casa

1Ponha os pedaços de frango em uma tigela e cubra com o buttermilk, 2 colheres do sal e uma porção generosa de pimenta-do-reino. Cubra e deixe marinar, no mínimo, uma hora e, no máximo, um dia.
2Misture a farinha, o resto do sal e as 2 colheres de pimenta em uma tigela grande ou, melhor ainda, em um saco de papel grande para acomodar os pedaços de frango.
3Despeje o óleo em uma frigideira grande e funda de ferro fundido com tampa. Aqueça em fogo de médio para alto a 176°C. Acomode uma grade sobre uma assadeira ou forma.
4Coloque os pedaços de frango dentro do saco com a farinha e sacuda bem, ou espalhe-os sobre a mistura na tigela para obter o mesmo resultado.
5Bata para retirar o excesso de farinha e frite com a pele virada para baixo, sem encher muito a frigideira, que deve estar tampada, de 12 a 15 min. Destampe, vire os pedaços e deixe mais 12-15 min, até que estejam cozidos por dentro e bem dourados por fora.
6Coloque os pedaços sobre a grade para descansar, polvilhe com uma pitada de sal e sirva quente ou à temperatura ambiente.

 

Variedade de opções

Depois que você tiver dominado a técnica, pode se aventurar com estilos diferentes.

Frango frito à moda de Nashville

Esse frango frito é para lá de picante graças ao pó da Bhut Jolokia, conhecida como pimenta-fantasma, a mais ardida do mundo, e uma generosa porção de pimenta-caiena. Não se engane, esta receita vai fazer seus olhos se encherem de lágrimas e sua língua estalar. Para apaziguar o ardor, sirva com fatias de um bom pão branco. Uma cerveja bem gelada também não fará mal. Para fazer, basta adicione 2 colheres (chá) de molho picante à salmoura de buttermilk. Antes de passar o frango na farinha, polvilhe-os com uma mistura de 3 colheres (chá) de pimenta-caiena, 1 colher (chá) de pimenta-fantasma em pó e 1 colher (sopa) de açúcar. Depois de fritar, polvilhe mais um pouco de caiena por cima. (Se você não achar Bhut Jolokia ou não quiser testar sua tolerância à pimentas tanto assim, use páprica defumada picante no lugar). 

Frango frito coreano

Conhecido como yangnyeom dak, essa versão crocante tem um sabor bem pronunciado e apimentado graças à marinada com cebola e o molho que leva uma pasta de pimenta chamada gochujang. Esfregue os pedaços com a mistura de 1 cebola ralada, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta e deixe descansar por uma hora. Cubra com uma combinação de farinha e maisena e frite. Misture 3 colheres (sopa) de gochujang, 3 colheres (sopa) de ketchup, 1/4 de xícara de açúcar, 2 colheres (sopa) de sementes de gergelim e o suco de meio limão e pincele os pedaços fritos ainda bem quentes.

Frango frito persa

Por conta do açafrão e da páprica, essa é uma receita muito aromática. É melhor quando feita com coxas desossadas, o que diminui o tempo de preparo. Primeiro, deixe 1/2 colher (chá) de açafrão de molho em 1 colher (chá) de água. Depois, bata a mistura em um miniprocessador com 2 xícaras de iogurte natural e 1 colher (chá) de alho picado. Deixe o frango marinando na geladeira de um dia para o outro. Quando chegar o momento de fritar, passe os pedaços de carne em uma mistura de 2 xícaras e 1/4 de farinha de trigo, 2 colheres (chá) e 1/2 de páprica, 1 colher (sopa) e 1/2 de hortelã desidratada e 1 colher (sopa) de sal. Sirva fatias de limão e nozes picadas. 

Frango frito adobo

Inspirado no prato Filipino, a receita começa com um caldo feito com vinagre de vinho branco, alho, folhas de louro, molho de soja, pimenta calabresa, açúcar, sal e pimenta-do-reino em grãos. O frango é cozido neste caldo durante 15 minutos. Depois, ele é passado em uma mistura de buttermilk, farinha, páprica e pimenta-do-reino moída, antes de ser frito. Sirva com um molho à base de suco de limão, maple syrup, molho de peixe, molho de soja e pimentas. Veja a receita completa

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.