Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Granola caseira

Doce ou azedinha, você decide, ela é deliciosa e saudável

por Patrícia Ferraz

Esta semana, a granola rouba o espaço de pratos suculentos, fáceis e rápidos, escolhidos para animar o dia a dia. Mas, depois de prová-la, você vai entender que ela está aqui porque é deliciosa, além de saudável, etc e tal. Não precisa seguir a receita usando as mesmas castanhas e frutas secas, se não quiser. Troque, escolha as que preferir. Mas para dar certo, a granola tem de ser feita com flocos de milho natural, sem açúcar, flocos de aveia, coco ralado médio, um pouco de óleo e bastante mel de agave. Aí, é só decidir os sabores que você quer, o azedinho do damasco, a doçura da passa. Depois de assar, você pode tirar a granola da assadeira “em placas”, para comer os pedaços. Ou quebrá-la, para deixar com o jeito das granolas tradicionais. É muito importante forrar a assadeira com papel-manteiga e pincelar bastante óleo. E atenção ao forno, para não queimar o fundo.

Preparo

1Misture tudo numa vasilha grande, usando as mãos, para integrar bem castanhas e frutas.
2Ponha duas colheres de óleo e mexa bem.
3Por último, acrescente o agave. Tem de ficar bem grudento.
4Forre uma assadeira grande com papel-manteiga e pincele bastante óleo.
5​Ponha a granola na assadeira e espalhe bem, achatando, com a ajuda de uma espátula. Se quiser comer a granola em pedaços, tente nivelar a superfície, apertando com cuidado e juntando os ingredientes para dar liga.
6​Preaqueça o forno a 180°C.
7​Asse a granola em forno baixo (180°C), por aproximadamente 40 minutos. Mas não confie no relógio. A partir dos 30 minutos, vá olhando e cuide para não queimar. Essa granola é fácil de queimar no fundo e aí não tem salvação.
8Espere esfriar e ponha num pote bem fechado. Dura uns 15 dias (se não acabar antes).

Ficou com água na boca?