Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Grelhado de erva-doce e couve-flor

Nesta bela salada de outono, que também funciona como prato principal vegetariano, a couve-flor ganha graça e personalidade

por Patrícia Ferraz

Até há pouco eu achava a couve-flor completamente sem graça, o que me confere certa autoridade para sugerir que você prove este prato. Acredite, quando você põe esta parente do brócolis e do repolho no forno com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino, ela vira outra coisa: um vegetal exuberante, cheio de personalidade e com uma textura interessante, firme, quase crocante. Com isso tudo e sem perder a suavidade, ela aceita muitos complementos. Nesta receita a couve-flor divide o protagonismo com a erva-doce também grelhada (asse as duas juntas), numa mistura delicada de sabores e texturas que se completa com amêndoas tostadas, queijo feta esmigalhado, algumas folhas e um molho à base de amêndoas. Fazem uma bela salada de outono. Ou um prato principal vegetariano. O preparo não tem segredo.

Preparo

1Ponha os vegetais cortados numa assadeira, tempere com metade do azeite, sal e pimenta-do-reino e leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos – vire os vegetais na assadeira depois de dez minutos para dourar de outro lado. Dê uma olhada para conferir a textura, a erva-doce fica macia, a couve-flor não pode perder a crocância. Tire do forno e deixe esfriar.
2Aqueça uma frigideira e toste as amêndoas – sem gordura – por alguns minutos, para dar sabor. Espere esfriar antes de usar.
3Quebre metade das amêndoas grosseiramente e reserve para decorar a salada. 
4Ponha o azeite restante num processador, misture as amêndoas tostadas e já frias restantes, a água, o alho e a coalhada. Tempere com sal e pimenta e bata até obter um molho grosso, mas com as amêndoas picadinhas.
5Distribua os vegetais no prato de servir, espalhe por cima as folhas, o queijo feta esmigalhado, as amêndoas e sirva em temperatura ambiente, com o molho à parte.

 

Ficou com água na boca?