Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Lentilha com brócolis e tahini

Esta salada vale por uma refeição completa, além de ser muito saborosa

por Patrícia Ferraz

Esta é uma das saladas divinas do livro Mighty Salads (poderosas saladas, em tradução livre, sem edição em português). O lançamento recente das moças do Food 52 apresenta 60 maneiras de transformar a salada em jantar. Mexi apenas na quantidade de alho, reduzi pela metade, para deixar o molho mais suave. Da primeira vez, siga a receita, depois, troque as castanhas, os queijos, o legume, e o que mais preferir – só não deixe de usar o molho tahini, que dá personalidade especial ao prato.  

Preparo

1Cozinhe as lentilhas na água com a cebola, as folhas de louro, e 1/2 colher (sopa) de sal até ficarem macias, mas firmes. Escorra.
2Tire as folhas do brócolis, corte no sentido vertical em fatias finas (se preferir deixe grossas), pincele azeite e grelhe numa panela de ferro. Deixe esfriar.
3Ponha no processador os ingredientes do molho e bata – se ficar muito grosso, adicione água. Tempere com o sal e a pimenta, prove, ajuste se necessário.
4Ponha as lentilhas cozidas num tigela, despeje o molho, mexa para misturar, teste o sal. 
5Transfira as lentilhas para o prato de servir, espalhe os pistaches, o queijo e a salsinha. Finalize com o brócolis já frio.

 

Ficou com água na boca?