Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Madeleines à la Ottolenghi

Com açafrão, pistache e mel, essa receita é inusitada e deliciosa

por Patrícia Ferraz

Proust certamente estranharia essas madeleines com açafrão e pistache, mas se eu fosse você não hesitaria em prová-las, são deliciosas – e quem sabe, recém-tiradas do forno, elas estimulem seus dotes literários...A massa leva duas colheres de mel, o que faz com que fique especialmente fofa, e o açafrão dá um toque exótico e muito saboroso. 

Essa receita está em Sweet, o novo livro de Yotam Ottolenghi, dessa vez escrito em parceria com a confeiteira de seus restaurantes, Helen Goh. Foi lançado no começo do mês. Para dizer a verdade, fique desapontada com a publicação – comprei em pré-venda pela Amazon e esperei ansiosa, imaginando as sobremesas leves, cheias de combinações surpreendentes e sabores exóticos com frutas (sonhei algo parecido com Natural, do Alain Ducasse) e ainda por cima fáceis de preparar. Não é bem assim. O livro é bacana, claro, o Ottolenghi não publicaria nada ruim. Mas o foco são cookies, cupcakes, minicakes e bolos cheios de camadas. São diversos preparos e texturas distintas combinadas, um estilo de sobremesa para quem gosta de confeitaria elaborada. Não é o meu caso, me falta talento especifico para a confeitaria técnica e sobra preguiça. Gosto de doces fáceis, leves, e sem muitas etapas de preparação. É exatamente o caso dessas madeleines.

Preparo

1Coloque a manteiga, o mel e o açafrão em uma panela e leve ao fogo. Desligue quando a manteiga derreter, misture bem e deixe esfriar.
2No bowl do processador ponha os ovos, o açúcar, a baunilha e as raspas de casca de laranja e bata (se preferir, misture à mão, usando um batedor de arame tipo fouet).
3Ponha numa outra vasilha a farinha, o fermento, o sal e misture.
4Junte os secos à mistura no processador e bata pulsando algumas vezes para misturar. Adicione a manteiga com mel e misture.
5Transfira a massa para um bowl menor, cubra com um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora.
6Derreta um pouco de manteiga e pincele nas forminhas de madeleine para untar.
7Preencha apenas 1/3 de cada forminha com a massa e asse em forno preaquecido a 200°C, até dourar (fique de olho, elas escurecem rapidamente). 
8Tire do forno, espere amornar e desenforme.
9Ponha o pistache moído num prato.
10Aqueça três colheres de mel numa panelinha.
11Passe o fundo de cada madeleine no mel e em seguida no pistache moído. 

Ficou com água na boca?