Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patricia Ferraz

Morangada com espumante: drinque ou sobremesa

Perfeita para o dias de verão, esta receita pode ser um drinque acompanhar o aperitivo ou uma sobremesa bem refrescante, você que escolhe

por Patricia Ferraz

Da próxima vez que encontrar uma caixa de morangos bem bonitos e maduros, experimente fazer esta morangada. Não consegui decidir se ela é uma sobremesa ou um drinque. Foi bem dos dois jeitos! Na dúvida, prove as duas, mas faça isso antes que o verão termine, porque ela combina perfeitamente com o calor.

Lave os morangos, seque bem, tire os cabinhos, ponha num pote fechado e deixe no freezer, por pelo menos quatro ou cinco horas – se deixar mais de 24 horas, tire meia hora antes de usar os morangos. Na hora de preparar a morangada, ponha os morangos no processador (ou liquidificador) e bata pulsando para quebrar as frutas em pedaços. Se preferir, faça um purê com a fruta congelada, mas perde metade da graça, que é caçar o morango com a colher. Seja qual for o estilo de morango escolhido, distribua a fruta já batida em 4 taças, complete o copo com espumante brut bem gelado e sirva com uma colher para comer os pedaços. Este é o tipo de receita que não pode ser feita com antecedência: prepare na hora de beber e vá completando a dose com o espumante.

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

Preparo

1Lave e seque os morangos. Tire os cabinhos.
2Ponha os morangos num pote de plástico com tampa e guarde no congelador da geladeira por no mínimo quatro horas. 
3Tire os morangos do congelador. Se tiverem ficado mais de 24 horas no freezer, deixe uns dez minutos em temperatura ambiente. 
4Ponha os morangos no processador e bata, pulsando, para cortar em pedaços (se preferir, bata direto e transforme em purê).
5Distribua o morango em quatro taças, complete a taça com o espumante e sirva com uma colher.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.