Paladar

Receitas

Receita

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Peixe, batata, tomate e açafrão

Nesta receita os acompanhamentos foram pensados antes do ingrediente principal

04 outubro 2017 | 18:14 por Patrícia Ferraz

Este prato tem uma particularidade: foi feito para “acompanhar o acompanhamento”. Geralmente a guarnição nasce para combinar com a receita, mas neste caso foi o contrário: preparei o peixe sob medida para fazer par com as batatas bolinhas e os tomates cerejas passados no azeite com açafrão e sal, inspirados nos que provei, servidos por Daniel Redondo (ex-Maní), no seu segundo dia à frente da cozinha do Rubaiyat, em Madri. Atendendo ao pedido de um leitor, que queria uma receita de peixe, comprei um robalo em postas, temperei com vinho branco, sal e pimenta e fiz a receita em duas etapas: primeiro no fogão e depois no forno.

Preparo

1Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino branca e ponha para marinar em uma xícara de vinho branco por meia hora na geladeira, coberto com filme plástico.
2Aqueça uma frigideira que possa ir ao forno (e que comporte todas as postas de peixe), ponha duas colheres de azeite e coloque o peixe. Deixe grelhar por um ou dois minutos e vire, usando uma pinça grande (se estiver grudado, não force: espere até o peixe desgrudar facilmente do fundo da frigideira, sinal de que está selado). Frite do outro lado por mais um ou dois minutos.
3Acrescente a xícara de vinho restante e um pacotinho de açafrão em pó ao peixe na frigideira e mexa. Desligue o fogo.
4Preaqueça o forno a 180°C.
5Cubra a frigideira com uma folha de papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos.
6Lave e descasque as batatas e cozinhe-as por 15 minutos em água fervente com sal. Escorra.
7Aqueça uma outra frigideira, ponha o azeite e o açafrão restantes, junte as batatas cozidas, refogue e deixe por um ou dois minutos. Tire da frigideira. Sem lavá-la, refogue os tomates no mesmo azeite com açafrão. Tempere com sal e pimenta.
8 Sirva o peixe com as batatas e os tomates.

 

Ficou com água na boca?