Paladar

Receitas

Receita

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Pera vai bem em doces e salgados, fria ou quente: confira 10 receitas

Aprenda a fazer entradas, acompanhamentos, saladas, sobremesas e bebidas com a fruta

14 março 2018 | 15:46 por Redação Paladar

Aproveitando o finalzinho da safra da pera, uma fruta superversátil em receitas culinárias, o Paladar selecionou uma lista de preparos estrelados por ela. Tem entrada, salada, sobremesa e até sopa. Confira abaixo. 

 

Pera com queijo de cabra

É difícil não gostar dessa entrada. A combinação de pera e queijo de cabra é perfeita – o doce sutil da fruta provoca a acidez do queijo, as texturas se completam e até as cores vão bem juntas, e ainda tem o alecrim que vai bem com mel e os pinoles que emprestam o sabor tostado e a textura crocante. Quer mais? É fácil e rápida.

Receita de pera com queijo de cabra, mel, pinole, alecrim e azeite

Receita de pera com queijo de cabra, mel, pinole, alecrim e azeite Foto: Tiago Queiroz|Estadão

Ficou com água na boca?

 

Sopa fria de pera

Essa sopa gelada, servida em copo, é uma simpática maneira de começar uma refeição num dia de calor. O único cuidado é prepará-la pelo menos duas horas antes de servir, para dar tempo de esfriar e gelar bem. Em temperatura ambiente, ela perde metade da graça. Depois dela, uma boa salada e uns frios ou uma carne fria completam o jantar de verão.

Sopa de pera com alho poró

Sopa de pera com alho poró Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Salada de peras e gorgonzola

Pera e gorgonzola formam um par e tanto. Com o agrião, viram uma salada fácil de fazer e ótima para abrir o apetite.

 

  Foto: António Rodrigues|Estadão

 

Galette de batatas e pera com roquefort

Mais uma versão de sucesso da dupla pera-queijo. Neste preparo de Rachel Khoo, as tiras fininhas de batata servem como cama para o roquefort e a pera, que dão sabor ao prato. Sirva bem quentinho, como acompanhamento de carnes. 

Galette de batatas e pera com roquefort do livro Pequena Cozinha Em Paris

Galette de batatas e pera com roquefort do livro Pequena Cozinha Em Paris Foto: Reprodução

 

Peras ao açafrão

E agora chegamos aos doces. As peras descascadas vão ao fogo com um xarope de mel, vinho e açafrão. Para acompanhar, sorvete de baunilha e um biscoitinho crocante bem delicado.  

Receita de peras ao açafrão

Receita de peras ao açafrão Foto: Alex Silva|Estadão

 

Crumble de maçãs e peras

Os ingleses têm mania de crumble, uma espécie de torta sem massa que combina fruta e uma farofa crocante. Muito fácil e reconfortante, leva farinha, açúcar, manteiga e um toque de especiaria. O crumble mais conhecido é o de maçã, mas pode ser feito com diversas frutas frescas. As ácidas e carnudas são as mais apropriadas – contrastam bem com a cobertura doce e crocante. 

Receita de crumble de maças e peras

Receita de crumble de maças e peras Foto: Filipe Araujo|Estadão

 

Poire belle Hélène

Auguste Escoffier criou esta sobremesa em homenagem à ópera La Belle Hélène, de Jacques Offenbach, apresentada em Paris, em 1864. Cozinhou as peras em calda de açúcar, cobriu com calda quente de chocolate e serviu com sorvete. Essa receita é uma versão menos doce, pois as peras são cozidas em água e vinho com um pouco de açúcar, além de cravo e canela.

Poire Belle Hélène

Poire Belle Hélène Foto: Claus e Luciana Stellfeld

+ 17 receitas de chefs brasileiras para inspirar você

+ Bacuri, um dos melhores frutos do mundo

Torta morna de chocolate e peras

Uma sobremesa e tanto. As peras são preparadas com vinho branco seco, suco de laranja, suco de limão e canela. Depois, são intercaladas com amêndoas laminadas por cima da massa, até cobrir a superfície de toda a torta, formando um círculo.

Receita de torta morna de chocolate e peras da chef Carla Pernambuco, do restaurante Cartola

Receita de torta morna de chocolate e peras da chef Carla Pernambuco, do restaurante Cartola Foto: Filipe Araújo|Estadão

 

Verrine de pera com chocolate e mascarpone

A verrine é uma terrine montada num copo, ou verre, em francês. Pelo visual, parece difícil, né? Mas é puro truque de montagem. O grande segredo desta receita é a farofa doce. Você pode fazê-la com antecedência e guardar num pote de vidro tampado. Dura uns 15 dias.

Receita de verrine de pera com chocolate e mascarpone

Receita de verrine de pera com chocolate e mascarpone Foto: Pedro Moscalcoff|Estadão e Pedro Knoll|Estadão

 

Chá branco com pera e melão

Para terminar, um chá gelado refrescante para apaziguar tardes de veraneio. Prepare o chá branco normalmente. Coe, deixe esfriar e complete a bebida com 750 ml de água bem gelada, gelo e as frutas picadas. Quanto mais tempo a fruta ficar no chá, melhor.