Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Bilo|Estadão
Gabriela Bilo|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Pernil de cordeiro e legumes assados

Combinação de assado com molho de vinho que sempre impressiona

por Patricia Ferraz

Esse pernil de cordeiro vai virar um trunfo na sua cozinha. Pode apostar. Cheio de sabor, fácil de fazer e acompanhado de um molho que é quase melhor que a carne – ops, acho que exagerei nessa, mas o molho é maravilhoso de fato. O pernil começa a ganhar sabor com a vinha d’alhos (era assim que minha avó Negrinha, grande cozinheira, chamava a marinada de vinho, alho e temperos que fazia para carnes). Depois vem o longo período no forno, quatro ou cinco horas, em chama baixinha, com o pernil coberto por papel alumínio para não ressecar – tenha cuidado na hora de tirar da assadeira, vai estar tão macio que se soltará do osso. Por fim, o tal do molho, uma combinação de vinagre balsâmico, manteiga, cebola e vinho tinto (não implique porque o pernil foi temperado com vinho branco e o molho é tinto, fica bom, prometo). Fiz essa combinação de assado e molho por acaso, deu bem certo e virou fórmula que repito sempre. Para acompanhar, legumes jovens assados com azeite, sal, pimenta e alecrim. Não precisa de mais nada.

Preparo

1Soque num pilão dois dentes de alho descascados e sal e esfregue pela superfície da carne generosamente.
2 Ponha o pernil numa assadeira grande de borda alta. Faça pequenos cortes na superfície da carne e distribua por eles os dentes de alho restantes.
3Regue com o vinho branco, ponha as pimentas frescas (lavadas e secas), o tomilho e o alecrim sobre o pernil. Tampe a assadeira com filme plástico e deixe na geladeira durante a noite.
4Tire a assadeira da geladeira, retire o filme plástico. Aqueça a água e junte ao líquido da marinada na assadeira. Cubra a assadeira com papel alumínio, fechando bem.
5Leve ao forno baixo (180ºC) preaquecido e asse tampado por quatro horas. Confira o nível do líquido duas ou três vezes durante o processo (não deixe secar, se precisar, ponha mais água quente). Feche bem.
6Tire o papel na última meia hora de forno, para o assado tomar cor. 

Acompanhamento

1Asse os legumes antes da carne e reaqueça para servir. Ponha as minicenouras com as batatas e cebolas já cozidas numa assadeira (não na da carne). Regue com azeite, tempere com sal grosso e pimenta e asse por pelo menos meia hora.  

Molho

1Combine o vinho, a cebola e o tomilho numa panelinha e deixe ferver até reduzir à metade. 
2Adicione o vinagre balsâmico e deixe ferver, mexendo, por mais uns cinco minutos, até reduzir bem.
3Ponha a manteiga, mexendo com batedor de arame até formar um molho aveludado. 
4Tire a panela do fogo, descarte o tomilho, tempere com sal, pimenta e limão. Misture bem e sirva à parte acompanhando o pernil e os legumes.

 

Ficou com água na boca?

Ficou com água na boca?