Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Presentes para comer e beber. Veja ideias para fazer na sua cozinha neste Natal

16 presentes cheios de sabor e carinho para cozinhar neste fim de ano

18 dezembro 2017 | 18:18 por Redação Paladar

Presentear amigos e familiares é uma grande tradição. O ato de cozinhar também é uma demonstração de carinho. Não por acaso, as festas de fim de ano acontecem à volta de uma mesa farta. Abaixo, algumas dicas para unir os dois: comidas e bebidas para ofertar nesse Natal.  

+SOS Natal: tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

 

1. Geleias

Um agrado para pessoas doces neste Natal. É possível fazer geleia com quase todas as frutas, mas nem todas são naturalmente adequadas para a doce conserva. A fruta precisa ter a pectina, que é uma substância gelificante natural, em boa quantidade, e equilíbrio entre o açúcar e a acidez. São essas as qualidades que conferem, sem truques, a textura ideal. Aprenda como fazer geleias com diversas frutas, como pitanga, jabuticaba e cupuaçu

Ficou com água na boca?

A geleia de jabuticaba é um boa opção para quem quer fugir dos sabores mais comuns

A geleia de jabuticaba é um boa opção para quem quer fugir dos sabores mais comuns Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

2. Manteiga noisette ou ghee

Sozinha, uma boa manteiga já é imbatível. E com poucos passos (e uma panela panela de fundo grosso), você consegue transformá-la em ingredientes que são “super trunfos” na cozinha. A manteiga noisette, ou marrom, tem sabor e aroma de avelãs e melhora instantaneamente qualquer receita de bolo, biscoito ou massa - é daqueles segredos que faz um prato ser memorável. O ghee, a manteiga clarificada indiana, tem baixo teor de lactose, é ótima para grelhar e fritar, além de ter sabor intenso e amendoado. Durante a produção do vídeo, a repórter do Paladar Renata Mesquita fez tanta manteiga noisette que presenteou os colegas de redação. Todo mundo é grato a ela até hoje. 

 

  Foto: Henrique Monteiro|Estadão

 

3. Conserva de pepino com kimchi

Conservas duram na geladeira e são um curinga na cozinha. Por isso, são uma boa opção de presente de Natal. A famosa conserva de pepino japonesa ganhou um toque picante de kimchi, condimentos apimentados da cozinha coreana, na receita sugerida pelo chef Uilian Goya. 

Receita de conserva de pepino com kimchi

Receita de conserva de pepino com kimchi Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

4. Chutney de manga e maçã

Esse chutney é convencional e delicioso. Leva manga, maçã, cebola e uma quantidade de pimenta que você adapta conforme seu gosto. É ótimo para acompanhar assados e embutidos. 

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

5. Conserva de jalapeño

O jalapeño é um chile (pimenta) muito usado na culinária mexicana, em diversas formas. Ele recebe esse nome quando é consumido fresco, na categoria de chiles verdes. É muito usado nas salsas, os molhos mexicanos. É um ótimo presente para quem gosta de uma comida com sabores fortes. 

Jalapeño, uma pimenta muito usado na culinária mexicana

Jalapeño, uma pimenta muito usado na culinária mexicana Foto: Sérgio Castro/Estadão

 

6. Pestos mil 

Pesto não é só uma receita. É uma técnica. "Pestar" significa amassar com pilão. Muitos ingredientes podem virar pesto e todos viram grandes curingas na cozinha: vão bem na salada, acompanhando carnes assadas ou grelhadas, como molho de massas, em torradinhas e com vegetais diversos. As possibilidades são infinitas - manjericão, hortelã, jambu, rúcula, abobrinha, abóbora, aspargo, figo… Aqui, ensinamos 23 opções de sabores.  

Pesto

Pesto Foto: Márcio Fernandes/Estadão

 

7. Ketchup caseiro 

Não, ketchup não precisa ser só de tomate. E nem precisa vir pronto da indústria. Ele pode ser gastronômico e de variados sabores. E o melhor de tudo: é super fácil de ser feito em casa. Aprenda a preparar a versão tradicional, a de amora, a de cajuína e a de tomate verde. Agora, se o seu presenteado é do time da mostarda, aposte em uma conserva que vai muito bem com carnes assadas ou em uma aromatizada com nozes e mel, que pode ser feita em cinco minutos.  

Receita de ketchup tradicional

Receita de ketchup tradicional Foto: Filipe Araújo|Estadão

 

8. Temperos de personalidade

Misturando ervas, especiarias e condimentos é possível criar temperos que transformam pratos e definem culinárias inteiras. Garam masala, ervas de Provence, tempero cajun, quatre épice, chimichurri e muitos outros. Coloque em um vidrinho bonito e eis um belo presente - que é barato, fácil de fazer e enche os olhos de quem gosta de cozinhar. 

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

9. Pão rústico com ervas

Este é um presente que você literalmente faz com as próprias mãos. É um pão festivo, cheio de sabor e fácil de fazer. Se quiser complementar o presente, esse pão vai muito bem com tapenade (pasta de azeitonas pretas), que dura até três semanas na geladeira. 

Pão rústico feito pela chef Heloisa Bacellar

Pão rústico feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Felipe Rau|Estadão

 

10. Terrine rústica

Um clássico francês, que é um ótimo aperitivo. Faz sucesso em uma tábua de frios, com uma salada verde, ou simplesmente com torradinhas e aceto balsâmico. Um belo presente, feito com peito de frango, pernil de porco, bacon e muitos temperos. 

Receita de terrine rústica ensinada por José Barattino

Receita de terrine rústica ensinada por José Barattino Foto: Roberto Seba|Estadão

 

11. Biscoitinhos de chocolate

Biscoitos em uma bela lata são sempre um belo presente, com sabor que agrada adultos e crianças. Nessas moedinhas de chocolate, receitas da chef Heloisa Bacellar, vai cacau em pó, nibs de cacau e chocolate 45%. Se você é mais tradicional, aposte nos clássicos e unânimes cookies ou nos belos biscoitos amanteigados de Natal - aqui, invista na decoração, que pode ser personalizada como você preferir. 

Moedinhas de chocolate

Moedinhas de chocolate Foto: Tadeu Brunelli

 

12. Bombom de cachaça

A casquinha é de chocolate e o recheio, uma ganache, que além de creme de leite e chocolate, leva um pouco de cachaça. O resultado é um bombom com um ótimo sabor, cremoso e que faz qualquer bafômetro apitar. Presente para quem gosta de doces e de um bom drinque. 

Bombom de cachaça

Bombom de cachaça Foto: Roberto Seba/Estadão

 

13. Cuca de uva (ou outro bolo delicioso)

A cuca tem sabor de sul do Brasil. Foi a receita tradicional alemã que serviu como inspiração para a receita de cuca de uva, de Neide Rigo. Embale em um pano bonito e o presente está pronto. Outras boas opções são bolo de banana e bolo de tâmaras, nozes e passas, bem natalino. 

Cuca de uva

Cuca de uva Foto: Felipe Rau/Estadão

 

14. Kombucha

Kombucha é uma receita milenar, feita à base de chá fermentado por uma cultura de bactérias e leveduras. Parece esquisito, mas o processo não é tão diferente do levain do pão. O resultado é uma bebida naturalmente gasosa, ácida, levemente adocicada e não alcoólica. Um presente diferentão. 

 

  Foto: Neide Rigo|Estadão

 

15. Manhattan engarrafado

Escolha uma garrafa bonita e engarrafe o drinque preferido de quem você quer presentear. A dica: não use sucos cítricos, pois eles oxidam e não podem ser guardados por muito tempo. O Manhattan, feito de bourbon, vermute tinto e Angostura, é para os familiares ou amigos clássicos. 

Manhattan, feito de bourbon, vermute tinto e Angostura

Manhattan, feito de bourbon, vermute tinto e Angostura Foto: Sérgio Castro/Estadão

 

16. Kit de aromas de vinho

É um presente feito na cozinha, mas não é de comer - é de estudar. Vinho se toma tanto na boca como no nariz e a habilidade gustativa depende do olfato, todo mundo sabe. Uma ferramenta muito usada por amantes do vinho para “treinar” o nariz é o kit de aromas. Se você procura o presente para algum entusiasta da bebida, encontrou o que procurava. 

Monte sua caixa de aromas: colocamos em vidrinhos 42 aromas de estilos icônicos, de anis a zimbro.

Monte sua caixa de aromas: colocamos em vidrinhos 42 aromas de estilos icônicos, de anis a zimbro. Foto: Alex Silva|Estadão

 

Mais dicas:

+Faça seus presentes de Natal na cozinha

+Cozinhe o presente do seu pai