PUBLICIDADE

Receitas
 . Foto: Daniel Teixeira|EstadãoFoto: Daniel Teixeira|Estadão
CADERNO DE RECEITAS

Presentes comestíveis para fazer na sua cozinha neste Natal

'Paladar' selecionou 20 receitas, cheias de sabor e carinho, para transformar em mimo e presentear os entes queridos

Dizem que cozinhar é uma forma de amar as pessoas. Levando isso em conta, em vez de ir às compras, que tal trocar os presentes de Natal por versões caseiras e comestíveis?

O Paladar selecionou 20 receitas que podem facilmente ser transformadas em mimos. Tem opções para adultos, como conservas e drinques engarrafados, e crianças, caso do clássicos biscotinhos amanteigados. Veja a que mais combina com a pessoa que você quer presentear e corra para a cozinha.

Sriracha

Esse molho de pimenta tailandês está em todas. Que tal surfar nessa onda e preparar uma versão caseira para presentear um amigo? Ele fica quase cremoso, pouco picante e super aromático - vai bem com um sem fim de receitas. Confira como fazer aqui.

Sriracha é um molho tailandês feito àbase de pimenta, alho, gengibre e vinagre. Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

Geleias

Nada mais doce do que um potinho de geleia de presente de Natal. A receita é fácil e pode ser replicada com quase todas as frutas - mas convém prestar atenção em detalhes, como a pectina, que funciona como um gelificante natural. Aprenda a fazer geleias de pitanga, jabuticaba e cupuaçu. 

Geleia de jabuticaba Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Manteiga, noisette ou ghee

PUBLICIDADE

Fazer a manteiga do zero, a partir de um bom creme de leite, já é um belo presente, mas você também pode comprar uma boa versão industrializada e transformá-la em algo melhor - basta ter uma panela de fundo grosso. A manteiga noisette, ou marrom, tem sabor e aroma de avelãs e melhora instantaneamente qualquer receita de bolo, biscoito ou massa. Já o ghee, a manteiga clarificada indiana, tem baixo teor de lactose, e é ótimo para grelhar e fritar, além de ter sabor intenso e amendoado. Aprenda as técnicas

  Foto: Henrique Monteiro|Estadão

 

Conserva de mostarda

Perfeita para incrementar pratos com carnes, sanduíches ou até mesmo para usar como molho para salada, essa conserva é superfácil de fazer e rende um presente nada óbvio. Veja a receita.

PUBLICIDADE

Receita de conserva de mostarda, do chef Caio Ottoboni. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Kimchi

Fica combinado: antes de preparar essa conserva de acelga fermentada, certifique-se que a pessoa presenteada gosta mesmo de pimenta. Iguaria típica coreana, o kimchi só agrada quem gosta de sabores fortes. Veja como é a receita de Myun Yul Lee, mãe de Paulo Shin, do Komah.

Kimchi do Komah. Foto: Sérgio Castro|Estadão

Chutney de manga e maçã

PUBLICIDADE

Esse chutney é convencional e delicioso. Leva manga, maçã, cebola e um toque de pimenta, que pode ser adaptado conforme o gosto do presenteado. É ótimo para acompanhar assados e embutidos. Veja como fazer em casa. 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Conserva de jalapeño

O jalapeño é um chile (pimenta) muito usado na culinária mexicana, principalmente nas salsas (ou molhos). É um ótimo presente para quem gosta de uma comida com sabores fortes. 

PUBLICIDADE

Jalapeño, uma pimenta muito usado na culinária mexicana Foto: Sérgio Castro/Estadão

 

Pestos mil 

Pesto não é uma receita, é uma técnica. "Pestar" significa amassar com pilão e, portanto, muitos ingredientes podem virar um bom pesto: manjericão, hortelã, jambu, rúcula, abobrinha, abóbora, aspargo, figo... Aqui ensinamos 23 versões para você fazer e presentear.   

Pesto Foto: Márcio Fernandes/Estadão

PUBLICIDADE

Ketchup caseiro 

Não, ketchup não precisa ser só de tomate. E nem precisa vir pronto da indústria. Ele pode ser gastronômico, de variados sabores. E o melhor de tudo: é super fácil de ser feito em casa. Aprenda a preparar a versão tradicional, a de amora, a de cajuína e a de tomate verde. Confira as receitas aqui.  

Receita de ketchup tradicional Foto: Filipe Araújo|Estadão

 

Temperos de personalidade

Misturando ervas, especiarias e condimentos é possível criar temperos que transformam pratos e definem culinárias inteiras. Garam masala, ervas de Provence, tempero cajun, quatre épice, chimichurri e muitos outros. Coloque em um vidrinho bonito e eis um belo presente - barato, fácil de fazer e que enche os olhos de quem gosta de cozinhar. Aprenda as combinações aqui. 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Pão rústico com ervas

Este é daqueles presentes que você faz, literalmente, com as próprias mãos: um pão festivo, cheio de sabor e fácil de fazer. Confira a receita. Se quiser complementar o presente, esse pão vai muito bem com tapenade (pasta de azeitonas pretas), que dura até três semanas na geladeira. 

Pão rústico feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Terrine rústica

Um clássico francês, que é um ótimo aperitivo. Faz sucesso na tábua de frios, na salada verde ou, simplesmente, na torradinhas com aceto balsâmico. Um belo presente, feito com peito de frango, pernil de porco, bacon e muitos temperos. Aprenda a fazer aqui. 

Receita de terrine rústica ensinada por José Barattino Foto: Roberto Seba|Estadão

Bacon caseiro

Fazer bacon em casa é mais fácil que você imagina. Não é preciso defumar e só leva seis ingredientes: barriga de porco, pimenta-do-reino, alecrim, páprica doce, sal de cura e sal refinado. Mas se organize com atecedência, pois o preparo leva mais de uma semana. Veja a receita.

Bacon caseiro. Foto: Sérgio Castro|Estadão

Biscoitinhos de chocolate

Biscoitos são sempre um belo presente para agradar adultos e crianças. As moedinhas de chocolate, da chef Heloisa Bacellar, levam cacau em pó, nibs de cacau e chocolate 45%. Você também pode preparar uma receita de cookie, que é quase unanimidade. Confira o passo a passo. 

Moedinhas de chocolate Foto: Tadeu Brunelli

Biscoitos de Natal

Nada mais nataliano do que uma bela lata abarrotada de biscoitinhos amanteigados. O presente vale tanto para adultos quanto para crianças, e o melhor é que você pode personalizar a decoração como preferir. Veja a receita.

Biscoitos amanteigados natalinos. Foto: Felipe Rau/Estadão

Bombom de cachaça

A casquinha é de chocolate e o recheio, uma ganache, que além de creme de leite e chocolate, leva um pouco de cachaça. O resultado é um bombom cremoso, saboroso, que faz qualquer bafômetro apitar. Presente para quem gosta de doces com um toque alcoólico. Aprenda a fazer aqui. 

Bombom de cachaça Foto: Roberto Seba/Estadão

 

Cuca de uva (ou outro bolo delicioso)

A cuca tem sabor de sul do Brasil. A receita tradicional alemã serviu como inspiração para a receita de cuca de uva, da Neide Rigo. Aprenda a fazer aqui. Embale em um pano bonito e o presente está pronto. Outras boas opções são bolo de banana e bolo de tâmaras, nozes e passas, bem natalinos. 

Cuca de uva Foto: Felipe Rau/Estadão

 

Kombucha

Kombucha é uma receita milenar, à base de chá fermentado por uma cultura de bactérias e leveduras. Parece esquisito, mas o processo não é tão diferente do levain do pão. O resultado é uma bebida naturalmente gasosa, ácida, levemente adocicada e não alcoólica. Um presente diferentão. Veja como fazer. 

  Foto: Neide Rigo|Estadão

 

Manhattan engarrafado

Escolha uma garrafa bonita e engarrafe o drinque preferido de quem você deseja presentear. A dica: não use sucos cítricos, pois eles oxidam e não podem ser guardados por muito tempo. O Manhattan, feito de bourbon, vermute tinto e Angostura, é para os familiares ou amigos clássicos. 

Manhattan, feito de bourbon,vermute tinto eAngostura Foto: Sérgio Castro/Estadão

Limoncello

Outra opção de presente alcocólico. Arremate uma garrafa de vidro bonita e prepare esse licor de limão-siciliano, tradicional do Sul da Itália. A receita é fácil, só não se esqueça de esterelizar a garrafa. Veja como fazer

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE