Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Pudim de leite

O pudim de leite perfeito do Paladar não tem furinhos e leva leite condensado

por Redação Paladar

Pudim de leite é uma unanimidade. Há quem não adore comer pudim? Mas, basta perguntar como cada um prefere o seu que começa a confusão. "Com furinho e doce de leite", diz um. "Com gemas e leite condensado", fala outro. Pudim é menos consenso do que se pensa. A seguir, o 'Paladar' apresenta o que considera a receita ideal de pudim. Já avisamos: ele não tem furinhos, é feito em banho-maria no forno e leva leite e leite condensado. A receita foi feita pela chef Talitha Barros, depois de uma série de testes

Preparo 

1Cozinhe em fogo baixo o açúcar e a água por cerca de 20 minutos (ou até chegar ao ponto de fio). Despeja a calda na fôrma de modo uniforme.  
2Bata no liquidificador os ovos, o leite e o leite condensado, por 20 segundos. Coe para retirar a espuma e reserve em uma tigela.
3Distribua a mistura na fôrma de buraco, por cima do caramelo (que já deve estar firme para não incorporar). Cubra com papel alumínio.  
4Encha uma assadeira com água morna e acomode ali a fôrma. Cozinhe no forno em banho-maria a 180°C por 50 minutos. 
5Espete o pudim com uma faca - se sair limpa e ele estiver gelatinoso, está pronto. Deixe esfriar e leve à geladeira por 12 horas. 

 

Ficou com água na boca?