Paladar

Receitas

Receita

Patricia Ferraz|Estadão
Patricia Ferraz|Estadão

Receitas para o café da tarde

Bolo, pão, biscoito, geleia, iogurte, tapioca e um bom café compõem a mesa para reunir toda a família. Confira essas e outras receitas

24 janeiro 2018 | 08:10 por Carla Peralva

Cheirinho de café fresco, pão quentinho, bolo recém-saído do forno, frutas frescas... O café da tarde é, antes de tudo, perfumado; a verdadeira refeição conforto dos brasileiros. Para montar uma mesa farta e deliciosa, confira 12 ideias de receitas, entre bolos, pães, biscoitos, bebidas e outros quitutes. 

 

1. Bolo de maçã, cravo e canela

Vamos começar pela estrela da mesa, o bolo. As opções são muitas (fubá, tapioca, inhame, banana, mármore, “de nada”), mas a pedida é apostar no simples, nada de muitas coberturas, recheios e firulas. Tente essa receita de maçã, cravo e canela. O perfume que vai tomando conta da casa enquanto ele está no forno é delicioso e vai anunciar para todo mundo que uma refeição deliciosa está por vir.  

 

  Foto: Patricia Ferraz|Estadão

 

2. Bolo salgado de queijo, presunto e azeitonas

Ficou com água na boca?

Essa receita francesa tem ares de sofisticação, mas é muito simples de ser feita. Na massa-base de farinha, fermento, leite, azeite e ovos é colocado queijo gruyère, presunto cozido e azeitonas verdes. Fica incrível. Ele pode ser feito em fôrma de bolo inglês ou de muffin, para porções individuais. Veja como fazer.  

Cake jambon, gruyère e olives.

Cake jambon, gruyère e olives. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

3. Pão de queijo

Figurinha certeira em qualquer mesa de café da tarde, o pão de queijo é uma receita que todo mundo merece ter no seu caderninho. Esse foi feito com queijo meia cura e provolone. Veja como fazer

Pão de queijo com queijo meia cura e provolone.

Pão de queijo com queijo meia cura e provolone. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

4. Baguete simples

Quem não gosta de um pão quentinho? Se você quiser fazer o seu em casa, tente essa baguete, feita com fermento biológico seco instantâneo e que só precisa de 15 minutos de sova. Outra boa opção para o lanche é um pão rústico de ervas, perfumado e fofinho. 

Receita de baguete simples ensinada por Luiz Américo Camargo

Receita de baguete simples ensinada por Luiz Américo Camargo Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

  

 

5. Manteiga caseira

Para acompanhar o pão quentinho, uma boa manteiga é item obrigatório. E você sabia que é super fácil fazer manteiga em casa? Não rende muito, mas fica deliciosa, e você tem liberdade para salgá-la e temperá-la o quanto e com o que quiser. Para fazer, é literalmente só bater creme de leite fresco integral até sólidos e líquidos se separarem.   

 

  Foto: Patrícia Ferraz|Estadão

 

6. Geleia de jabuticaba

Polpa de jabuticaba e açúcar são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa geleia. Se quiser apostar em outros sabores, confira as dicas de como fazer geleia em casa.  

A geleia de jabuticaba é um boa opção para quem quer fugir dos sabores mais comuns

A geleia de jabuticaba é um boa opção para quem quer fugir dos sabores mais comuns Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

7. Tapioca

Para fazer tapioca você não precisa comprar a farinha de mandioca já hidratada no supermercado. É possível hidratar o polvilho doce em casa mesmo. Além de muito mais barato e natural (nada de conservantes e outros aditivos), esse método permite mais intervenções e criações, como beijus coloridos, desenhados e mais nutritivos. E quer uma dica de recheio? Experimento um doce feito com coco fresco ralado, açúcar e leite.   

 

  Foto: Everton Oliveira|Estadão

 

8. Biscoitinhos de nata

As quitandas mineiras merecem espaço na sua mesa de café da tarde. Esses biscoitinhos são fáceis de fazer e enrolá-los pode ser uma diversão em família. Confira o passo a passo.  

Bolachinhas de nata, receita de Maria de Fátima Alves Paiva, de Poço Fundo (MG)

Bolachinhas de nata, receita de Maria de Fátima Alves Paiva, de Poço Fundo (MG) Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

9. Crumble de goiaba

Doce de goiaba por baixo, farofa crocante por cima. Essa torta é daquelas receitas que impressionam quando chegam à mesa, mas que não intimidam nem os cozinheiros mais iniciantes. Super fácil de ser feita, ainda é servida com creme inglês. Veja como fazer.  

Receita de crumble de goiaba

Receita de crumble de goiaba Foto: Alex Silva|Estadão

 

10. Creme de iogurte com suspiros e calda de uvaia

Encare esse prato mais uma inspiração do que como uma receita. O iogurte batido com creme de leite ganha textura cremosa, com picos. Para compor o doce, use a fruta fresca que tiver em mãos (aqui, Neide Rigo usou pitanga, grumixama e amora), uma calda doce (ou uma geleia) e um elemento crocante (como suspiros, castanhas, biscoitos partidos ou sementes).

 

  Foto: Neide Rigo|Estadão

  

 

11. Café coado

Ele dá o nome à refeição, então, precisa ser bem feito. Para saber como fazer um cafezinho perfeito, da escolha do grão à extração, confira estas dicas. Se quiser sair do clássico e fazer uma bebida com mais cara de verão, teste o café gelado com mel e limão-siciliano.   

 

  Foto: Everton Oliveira|Estadão

 

12. Chá branco com pera e melão

Chás gelados servidos com frutas são refrescantes e uma boa pedida para o verão. Use a imaginação para criar combinações. Algumas sugestões são chá preto com maçã, matchá com lichia, oolong com pêssego, verde com framboesa e, claro, chá branco com pera e melão

Refrescante e fácil de fazer. Veja a receita. 

Refrescante e fácil de fazer. Veja a receita.  Foto: Tiago Queiroz|Estadão