Paladar

Receitas

Receita

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Receitas para uma ceia de Natal vegetariana

14 ideias para colocar os vegetais como protagonistas na ceia

19 dezembro 2017 | 17:44 por Redação Paladar

Se você quer apostar em uma ceia de Natal totalmente vegetariana, essa lista é para você. Do aperitivo ao prato principal (e mais duas sugestões de sobremesa), apostamos em grãos, hortaliças, legumes, queijos e frutas. São 14 ideias para compor uma ceia completa e deliciosa - e trazer suas festas para o lado verde da força.

+ SOS Natal: tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano​

1. Espetinho caprese com manjericão

Tomatinho cereja, mussarela de búfala em bolinha, uma folhinha de manjericão. Os ingredientes da salada caprese vão para o palito e viram um aperitivo leve, perfeito para festas com muita gente em um dia quente. A dica é do chef Paulo Neves, da Ghee Banqueteria. 

Para esse espetinho, use tomate sem pele

Para esse espetinho, use tomate sem pele Foto: Felipe Rau|Estadão

Ficou com água na boca?

 

2. Chutney de figos

Delicioso chutney estrelado pelo figo, receita de Carla Pernambuco. Além da fruta, suco de laranja, vinagre de maçã e balsâmico, açúcar, especiarias e temperos complementam a receita. Funciona muito bem em par com um cremoso brie ou camembert empanado. 

Chutney de figos

Chutney de figos Foto: Sérgio Castro|Estadão

 

3. Salada de arroz, vegetais da horta e queijo coalho

É tempo de Natal, e, consequentemente, de verão. Para não sofrer muito com o calor, uma refeição mais leve pode ser uma válida opção para as festas de fim de ano. Um exemplo disso, essa salada da chef Ana Soares utiliza o arroz como base, enquanto vegetais, frutas e queijo coalho estrelam o preparo. 

Salada de arroz, vegetais da horta e queijo coalho.

Salada de arroz, vegetais da horta e queijo coalho. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

4. Salada de trigo com manga e tâmaras

Salada de preparo extremamente simples - mas que leva um tempinho. O trigo fica de molho por 12 horas, antes de ir ao fogo por 20 minutos. Leite de coco, curry, manga e tâmaras dão sabor e refrescância ao prato. Um bom acompanhamento para qualquer ceia de Natal. 

Salada de trigo com manga e tâmaras

Salada de trigo com manga e tâmaras Foto: Niels Andreas

 

5. Arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada

Dê uma turbinada no tradicional arroz de lentilha. Na receita de Ana Soares, do Mesa III, as leguminosas dividem o protagonismo com frutos secos e cebola confitada, que é frita aos poucos em uma frigideira alta. 

Receita de arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada

Receita de arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada Foto: Roberto Seba|Estadão

 

6. Salada de grão-de-bico, nozes, uvas-passas e hortelã

Mais um preparo criativo que cabe facilmente na mesa de Natal. São ingredientes já utilizados nas receitas natalinas - grão-de-bico, nozes, uvas-passas - juntos nessa apetitosa salada, que deve ser servida gelada. 

Salada feita pela chef Heloisa Bacellar

Salada feita pela chef Heloisa Bacellar Foto: Felipe Rau|Estadão

 

7. Cenoura assada, nozes, dill e feta

Cenoura assada não tem nada a ver com aquela coisa sem graça, sem gosto e sem salvação que é a cenoura cozida! Fica ótima só com sal grosso e azeite, mas esse pode ser apenas o começo. Depois de assar e temperar, invente. Se aceita uma sugestão, comece com essa combinação de nozes, dill e queijo feta. Não tem como errar. 

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

8. Berinjela assada com romã e queijo de cabra

Um prato bem leve, porém marcante, com os sabores singulares da berinjela assada e do queijo de cabra. A coalhada e as sementes de romã dão equilíbrio e frescor ao preparo. A receita é da chef Carolina Brandão, do Las Chicas e do La Clementina. 

Prato colorido feito pela chef Carolina Brandão

Prato colorido feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

9. Farofa de figo e amêndoas

A farofa - praticamente um patrimônio da gastronomia nacional - é figurinha carimbada também no Natal. Nessa deliciosa receita do chef Carlos Siffert, figo e amêndoas elevam o nível do acompanhamento. Fica ótima com arroz de champanhe e com lentilha. 

Receita de farofa de figo e amêndoas

Receita de farofa de figo e amêndoas Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

10. Farofa com três limões

Mais uma versão que prova que farofa não é acompanhamento só para carnes. Feita com farinha de milho, leva uma pitada de pimenta jiquitaia, limão-cravo, limão-taiti e limão-siciliano. Leve e refrescante, receita do chef Rodrigo Oliveira

Receita de farofa com três limões do chef Rodrigo Oliveira

Receita de farofa com três limões do chef Rodrigo Oliveira Foto: Fernando Sciarra|Estadão

 

11. Paella vegetariana

A paella é a receita espanhola mais conhecida no mundo – pegou o nome da panela em que é preparada. É basicamente um prato de arroz com açafrão cozido com outros ingredientes que lhe emprestam sabor e variam conforme o lugar – carnes, peixes e frutos do mar. Esta versão, de Yotam Ottolenghi, não é nada comum, leva só vegetais e fica bem leve. É um prato para impressionar

Paella Veggie

Paella Veggie Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

12. Purê de raiz com cebolas braseadas no vinho

Mais uma receita do prestigiado chef israelense Yotam Ottolenghi. Aipo-rábano, cenoura, abóbora japonesa e batata-doce são amassados e temperados com manteiga, maple syrup, cominho e lentilhas cozidas, além de sal e pimenta. Versátil, pode ser acompanhamento ou prato principal. 

 

  Foto: Divulgação

 

13. Torta de noz-pecã

Guardou um espacinho para a sobremesa? As tortas e os frutos secos funcionam muito bem em conjunto. Amêndoas e castanhas vão vem no recheio e até na massa. Aqui, as nozes-pecã são as grandes estrelas e vão na cobertura. O preparo é simples e o resultado delicioso

Receita de torta de noz-pecã

Receita de torta de noz-pecã Foto: Roberto Seba|Estadão

 

14. Musse de framboesa

Além de ficar bonita nas taças, essa receita de musse de framboesa rende 15 porções e não tem mistérios. Ao fim do preparo, reserve na geladeira por 2 horas e sirva gelado. Refrescante e tamanho família. 

Musse em taças

Musse em taças Foto: Roberto Seba|Estadão; Produção: Florise Oliveira