Paladar

Receitas

Receitas

Rafael Arbex|Estadão
Rafael Arbex|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Rigatoni com ragu de cordeiro

O assado de ontem pode virar um belo ragu hoje. Aprenda como fazer esse belo molho

por Patricia Ferraz

Sobrou cordeiro e ele virou um belo ragu (dá certo também com outros assados). A preparação da carne começou na véspera: esfreguei sal e alho na superfície do pernil de cordeiro, fiz alguns cortes superficiais e espetei alguns dentes de alho, esmaguei no pilão grãos de pimenta-do-reino preta junto com grãos de zimbro (5 ou 6 de cada) juntei ao vinho branco, com folhas de sálvia e alecrim.

O pernil ficou num saco plástico, marinando na geladeira até o dia seguinte. Foi assado com a marinada, coberto com papel alumínio, por três horas em forno muito baixo (de vez em quando precisa abrir para ver se não secou o fundo e, se for o caso, regar com água morna). Ficou delicioso, acompanhado com vegetais, mas sobrou o suficiente para aproveitar a carne em um ragu – que é como os italianos chamam o molho que leva ingredientes em pedacinhos.

Preparo

1Desfie a carne, com a ajuda de um garfo. Reserve.
2Corte a cenoura, a cebola e o salsão em cubinhos. Refogue no azeite em uma panela grande até amolecerem (uns oito minutos).
3Acrescente a carne desfiada, o vinho branco e deixe evaporar. Junte o tomate pelado com o suco, as ervas aromáticas, cozinhe sem tampar a panela, por uma hora e meia em fogo baixo, mexendo às vezes. Tempere com sal.
4Cozinhe a massa al dente (macia e firme) e sirva com o ragu.

 

Ficou com água na boca?