Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Risoto de limão-siciliano

Confira passo a passo como fazer um risoto à prova de erros

por Patrícia Ferraz

Risoto é um dos grandes pratos italianos. Para que a receita fique sempre no ponto - o arroz não pode ficar uma papa nem duro demais - há que se prestar atenção em algumas etapas do preparo. Os passos são simples e, uma vez que você aprende os truques, vai acertar sempre. No Blog da Patrícia, veja passo a passo como nunca mais errar o risoto.  

Preparo

1Coloque a manteiga e o suco do limão na panela ainda fria. Acenda o fogo e deixe derreter. Acrecente a cebola e refogue até amolecer. Junte o arroz e mexa por um minuto a um minuto e meio. Acrescente o vinho e deixe evaporar, mexendo.
2Assim que o vinho evaporar, ponha duas ou três conchas de caldo e mexa bem. Quando o líquido estiver bem reduzido (sem deixar secar), ponha mais uma concha. O caldo deve ser mantido em fogo baixo, para ser usado quente. Coloque uma concha por vez, dê uma mexida e espere (não precisa ficar mexendo o tempo todo, mas também não abandone a panela) o líquido reduzir. Vá repetindo o processo até o arroz estar no ponto - cerca de vinte minutos. Nos cinco minutos finais, mexa constantemente para não grudar.  
3Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e só então tempere com sal, pimenta e as raspas de limão. Coloque a manteiga, mexa bem, tampe a panela e deixe por cinco minutos antes de servir. 

Ficou com água na boca?