Paladar

Receitas

Receita

Fernando Sciarra|Estadão
Fernando Sciarra|Estadão

Sabe as diferenças entre panna cotta, pudim e flan? Aprenda comendo

Não, eles não são a mesma coisa. Mas são bem parecidos. Confira 11 receitas para você aumentar seu repertório de sobremesas

13 abril 2018 | 15:10 por Redação Paladar

O pudim é um dos doces mais queridos do brasileiro, mas vive sendo confundido com o flan. A panna cotta, prima italiana mais distante dos outros dois preparos, também apresenta semelhanças com eles. Então, como diferenciar? Detalhes na receita e na textura das sobremesas podem ajudar a solucionar a questão.

Pudim, acredita-se, teria origem no Império Romano e o flan, na Grécia Antiga, mas isso pouco importa. O fato é que as duas receitas têm mais parecenças do que diferenças, que estão nos detalhes. A textura é a chave para resolver o imbróglio. Pudim é firme e cremoso, flan é leve e gelatinoso. Na receita do primeiro, o uso consagrado do leite condensado no lugar do leite com açúcar é recente, mas ajudou a diferenciar os preparos. 

Já a panna cotta é um prato com origem na região italiana do Piemonte. Sua receita leva essencialmente creme de leite, açúcar e baunilha. Apesar disso, a maioria dos preparos que se vê desrespeita a fórmula original e inclui gelatina, o que diminui o custo e permite que o ponto do preparo seja alcançado com mais facilidade. Na escala de textura pudim-panna cotta-flan, a italiana fica no meio do caminho. 

Abaixo, confira 11 receitas para aprender a teoria na prática: 

Ficou com água na boca?

 

Panna cotta com calda de pitanga

As panna cottas são um preparo simples e de sabor neutro, então ficam muito bem acompanhadas com caldas ou compotas de fruta. Neste caso, a polpa da pitanga vai ao liquidificador com açúcar e ao fogo com limão, até engrossar. 

Receita de panna cotta com calda de pitanga

Receita de panna cotta com calda de pitanga Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Panna cotta de açaí com granola caseira

Uma sobremesa de técnica italiana mas com cara de Brasil, criada por Victor Dimitrow. O preparo tradicional da panna cotta ganha uma dose de açaí e uma deliciosa granola caseira a acompanha.

Panna cotta feita pelo chef Victor Dimitrow

Panna cotta feita pelo chef Victor Dimitrow Foto: Panna cotta de açaí com granola caseira

 

Panna cotta de pistache com calda de chocolate

O grande diferencial dessa sobremesa é a pasta de pistache, que serve como base da panna cotta, juntamente com o creme de leite, a essência de baunilha e a gelatina. A calda de chocolate finaliza o doce.

Receita de panna cotta de pistache com calda de chocolate.

Receita de panna cotta de pistache com calda de chocolate. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

+Doce millennials: conheça a nova geração de confeiteiros de São Paulo

+As 10 melhores sobremesas de São Paulo

Flan de chocolate aromatizado com laranja e canela

Neste preparo da chef Helena Rizzo, do Maní, o creme de leite, o leite, a pele de laranja e a canela vão ao fogo junto com açúcar e lecitina. Chocolate e ovos são acrescentados à mistura, antes de ir ao fogo. Tem a textura leve. 

Flan feito pela chef Helena Rizzo

Flan feito pela chef Helena Rizzo Foto: Filipe Araújo|Estadão; Produção: Florise Oliveira

 

Pudim de leite

Para resolver um dos grandes mistérios da humanidade, a equipe do Paladar foi atrás da receita perfeita de pudim de leite. E o resultado, depois de muita prova, foi um pudim feito com leite condensado, sem furinhos e assado no banho-maria.

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Pudim de gabinete com recheio de romeu e julieta

O tradicional pudim de gabinete é mais uma variação da deliciosa sobremesa. Leva frutas secas na massa e, neste caso, recebe o reforço da excelente dupla queijo e goiabada. Para assar: banho-maria. 

 

  Foto: Clayton de Souza|Estadão

 

Pudim de laranja ou limão-siciliano

Este pudim foge do lugar-comum, leva críticos para dar novas camadas de sabores ao preparo. Funciona com laranja e também com limão-siciliano. A receita é de Daniela Aliperti, do Fôrma de Pudim.

 

  Foto: Divulgação

 

Pudim de tapioca com calda de coco queimado

A receita de Maria de Lourdes Santos Oliveira, mãe do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, rende oito porções. O coco ralado dá a crocância - para isso, espalhe-o em uma assadeira forrada com silicone e asse em forno baixo, mexendo até dourar. O crocante de coco é adicionado à mistura perto de servir

Pudim de tapioca com calda de coco, receita de Maria de Lourdes Santos Oliveira, mãe do chef Rodrigo Oliveira do restaurante Mocoto

Pudim de tapioca com calda de coco, receita de Maria de Lourdes Santos Oliveira, mãe do chef Rodrigo Oliveira do restaurante Mocoto Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Pudim de cupuaçu e calda de cachaça de engenho

A calda de cachaça que escorre sobre o doce surgiu da ideia de unir dois ingredientes tipicamente brasileiros. E o resultado não poderia ser outro: uma sobremesa cremosa e de sabor forte, tanto do cupuaçu quanto da cachaça. 

 

  Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

Pudim de amendoim

Nesta receita da chef Janaína Rueda, o amendoim torrado vai na massa do pudim e o amendoim caramelizado vai por cima, no fim. Para caramelizá-lo, leve todos os ingredientes ao fogo numa panela, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e decore o pudim. 

Pudim de amendoim

Pudim de amendoim Foto: Rogerio Albuquerque

 

Pudim de chocolate da Rainha Elizabeth

Nesta sobremesa real, leve o leite com a baunilha ao fogo até ferver. Apague e junte o açúcar e o chocolate em pó, misturando bem. Deixe esfriar e junte as gemas e os ovos. Passe na peneira três vezes e coloque em uma fôrma com um furo no meio, untada com manteiga e açúcar. 

Pudim de chocolate

Pudim de chocolate Foto: Clayton de Souza