Paladar

Receitas

Receitas

JF Diório|Estadão
JF Diório|Estadão

Salada de grãos

De sabor incomum, com toques ácidos, adocicados e salgados, é uma receita perfeita para dias quentes

por Patrícia Ferraz

Vou ser obrigada a dar um tempo para esta salada a pedidos da minha família. Ela é maravilhosa e você precisa provar, acontece que gostei tanto dela que nos últimos dez dias já fiz este prato três vezes! Provei a salada no Natal, preparada pela amiga Regina Faria. Foi o ponto alto de uma ceia que tinha um monte de pratos deliciosos.

Pedi a receita e preparei no dia seguinte, adaptando com o que tinha em casa (por sorte, tinha brotos de agrião e grãos de romã já debulhados, para usar em uma outra salada). Sucesso. Fiz de novo no réveillon, o prato é perfeito para a festa – primeiro porque os grãos atraem fartura para o novo ano, mas também porque, geladinho, cai bem nos dias quentes, além de ter sabor incomum, com toques ácidos, adocicados e salgados e a mistura de texturas. Resultado, fiz de novo a salada na passagem do ano. E, mais uma vez, para a primeira coluna de 2017. 

O preparo desta salada não é difícil, o único trabalho é cozinhar os grãos separadamente, o que você pode fazer na véspera (mas não tempere). Depois é só misturá-los e temperar com azeite, vinagre balsâmico, limão-siciliano, sal e pimenta-do-reino. Usei também molho de romãs, que tinha em casa e vai bem em qualquer salada, mas não é essencial. Da primeira vez, siga esta receita, depois, mantenha apenas o espírito e o molho e faça suas adaptações.

 

Preparo

1Misture os grãos, o damasco, metade da romã e vá temperando aos poucos, mexendo, provando e ajustando a cada vez.
2Transfira para o prato de servir, ponha os grãos de romã restantes e espalhe os brotos de agrião e de folhas de beterraba. Mantenha na geladeira até a hora de servir. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.