Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sardinhas da Mari Hirata

A receita da chef brasileira que mora no Japão é tão deliciosa de preparar, quanto é de comer

por Patricia Ferraz

Eu queria publicar uma receita de Mari Hirata sensei, por Haydée Belda (Bei, R$ 90), o novo livro da chef brasileira de família japonesa Mari Hirata que está chegando às livrarias esta semana. Mas foi difícil escolher. A publicação reúne os pratos preferidos da coleção da chef e pâtissier que vive no Japão, onde além de dar aulas de cozinha se dedica a organizar as visitas de turistas brasileiros aos restaurantes em Tóquio e Kyoto.

Este segundo livro de Mari vai pela mesma linha do primeiro, Minha Cozinha Japonesa (Publifolha): faz todo mundo pensar que cozinhar é muito fácil. São 80 receitas ao todo, numa combinação que vai do bolo chiffon de matchá, que ela celebrizou por aqui, à fraldinha com missô picante, passando por bolinho de bacalhau, frango frito, omelete e inclui uma bela seleção doce.

 

 

  Foto: Andreas Heiniger|Divulgação

Ficou com água na boca?

 

Preparo

1Polvilhe os dois lados dos filés de sardinha com uma fina camada de sal e deixe-os na geladeira, num recipiente coberto com filme plástico, por 1 hora.
2Lave os filés com o vinagre, retirando o excesso de sal. Elimine o excesso de umidade usando folhas de papel absorvente.
3Se possível, retire a pele fina da sardinha. Isso a deixará mais saborosa e sem o cheiro forte de peixe. Leve a sardinha à geladeira.
4Asse os pimentões sobre chama direta até ficarem carbonizados. Coloque-os em um saco plástico e deixe esfriar. Tire a pele queimada.
5Corte os pimentões em tiras e ponha no prato de servir, intercalando com os filés de sardinha.
6Cubra com o azeite, perfume com folhinhas de tomilho e finas fatias de alho sem o germe (corte longitudinalmente e tire o centro do alho, de sabor muito forte).
7Tempere com a pimenta-do-reino moída na hora.
8Leve para a geladeira coberto com filme plástico, por uma hora. Decore com folhas de salsinha.

Ficou com água na boca?